Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Mais de 100 toneladas de lixo e plantas aquáticas são retiradas do Rio Sapato, em Vilas do Atlântico - LFTV

22 de junho de 2021

Na segunda-feira (21), com a chegada do inverno e do período de chuvas fortes, a Secretária de Serviços Públicos de Lauro de Freitas (Sesp), intensificou a limpeza do Rio Sapato nos sete quilômetros em que o afluente corta a cidade – Ipitanga, Vilas e Buraquinho.

A ação já retirou mais de 100 toneladas de lixo e plantas aquáticas. A previsão é de que até o final desta etapa sejam retirados do rio mais de 400 toneladas de detritos.

De acordo com o coordenador de Rios e Córregos da Sesp, Amarílio Neto, em apenas 15 dias de limpeza intensa, materiais como mesas, sofás, cadeiras e até uma TV estavam entre o lixo retirado pela equipe. “Nós precisamos chamar a atenção da população quanto a este tipo de prática que é proibida e afeta muito o rio. Temos coleta de lixo diariamente e não é necessário que façam isso. Além de móveis também encontramos muito entulho ao longo das margens”, disse.

A primeira etapa está sendo realizada na praia de Copacabana, em Vilas do Atlântico e seguirá até o loteamento Miragem chegando próximo ao manguezal em Buraquinho. Após a conclusão deste trecho, será a vez da extensão do rio no trecho de Ipitanga ser limpo. O trabalho braçal é feito por 20 homens que cortam as macrófitas (plantas aquáticas) e em seguida a retroescavadeira completa a ação retirando todo o material do rio e colocando nas caçambas para serem descartados em local adequado.

Além da limpeza do espelho d’água, as margens são capinadas e árvores podadas. A retirada da vegetação sobrenadante também reduz a procriação de caramujos e mosquitos. “As plantas paradas na superfície do rio formam um ambiente propício para o depósito de ovos. A retirada das plantas atenua a situação e reduz o mal cheiro”, explica Amarílio.

O tapete verde formado pelas plantas conhecidas vulgarmente pelo nome de “baronesas”, e garças, caminhando pelas margens do rio, é indicativo de poluição, fruto do lançamento de esgoto doméstico in natura. O Rio Sapato nasce atrás das dunas da Lagoa do Abaeté em Salvador e percorre na capital os bairros de Praia do Flamengo e Stella Maris para desaguar em Lauro, no bairro de Buraquinho. Ao todo são nove quilômetros de extensão, sete somente em Lauro de Freitas.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV