Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Mutirão cadastra artistas para o 1º Censo Cultural - LFTV

8 de julho de 2021

O atendimento presencial da classe artística de Lauro de Freitas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), para o 1º Censo Cultural Municipal, segue até o sábado (10), com o objetivo de  atender 200 pessoas. A ação no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão teve início na última segunda-feira (05) com agendamento no período.

O cadastro é voltado para artistas, espaços artísticos e culturais, associações, instituições e organizações culturais comunitárias, festas, eventos, manifestações populares, grupos, coletivos culturais e bandas locais, que vão integrar o Censo inédito no município. Os dados vão nortear a construção do mapa cultural da cidade, subsidiar a implantação do Sistema Municipal de Informações e do Indicadores do Sistema Cultural de Lauro de Freitas.

Enquanto apresentava os documentos para efetivar o cadastro, o mestre em cultura popular e diretor do grupo cultural Bambolê, considerado como patrimônio cultural e imaterial da cidade, Artêmio da Luz, contou que a iniciativa será responsável por dar mais visibilidade à classe. “Vai permitir também que os grupos tenham oportunidade de desenvolver mais trabalhos de cultura e arte, principalmente partindo dos órgãos públicos”, comentou o artista que já acumula 20 anos de atividade.

A partir da certificação, o artista Elieser Souza, 21, pretende ser mais reconhecido e valorizado. Drag queen há sete anos, ele pretende levar a cultura LGBTQIA+ para outros espaços. “É o início de uma longa estrada em busca de mais visibilidade, respeito e de valorização da nossa cultura”, comentou.

O diretor do Departamento de Cultura da Secult, Remerson Araújo, explicou que o cadastro cultural será a porta de entrada para requerer apoio financeiro e cultural, editais e demais iniciativas do poder público. “Ao final, as pessoas receberão um certificado de capacidade técnica validado pela Comissão de Avaliação e Validação, o CAV, formado pela Superintendência de Comunicação, Secult e o Conselho de Cultura”.

Remerson acrescenta que os dados do Censo vão ajudar a desenvolver políticas públicas para contemplar o setor e também permitir que a gestão municipal acompanhe a evolução da classe artística, dos empreendimentos culturais e das manifestações populares.

A pasta disponibiliza os seguintes canais de atendimentos, em caso de dúvidas: censocultural2021-secult@laurodefreitas.ba.gov.br, telefone 071 3369-9210 ou WhatsApp 99641-7283, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV