Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Educação lança cartilha digital para prevenir ataques de hackers em atividades virtuais - LFTV

23 de julho de 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED) criou uma cartilha para orientar a rede sobre como evitar invasões de hackers em atividades virtuais, como aulas e reuniões on-line, além de alertar sobre as implicações legais desse tipo de crime. Inicialmente, a cartilha será disponibilizada em formato digital para as escolas.

O manual foi desenvolvido pelo Departamento de Inovação e Tecnologia na Educação, junto com os Departamentos de Informática e Jurídico da SEMED, em parceria com a Superintendência de Comunicação da Prefeitura.

“O objetivo é conscientizar que a internet não é um território sem lei, já que comportamentos preconceituosos, violentos ou ameaças são crimes. E também orientar as escolas quanto ao uso seguro das plataformas virtuais”, explica a coordenadora do Departamento de Inovação, Gabriela Santana.

A cartilha é guiada por Duda, uma adolescente negra, de 16 anos, que adota uma linguagem e visual comuns aos estudantes. Tanto o texto quanto a personagem foram criados pela professora Cris Andrade.

“Busquei utilizar uma linguagem que mais se aproximasse da realidade estudantil, mais descolada, sem ficar um texto engessado, burocrático”, explicou. “E Duda proporciona essa identificação com o público-alvo da nossa rede”, acrescentou a professora.

Ao longo de 18 páginas, o material orienta como criar salas virtuais restritas apenas às pessoas com autorização de acesso, em plataformas como Zoom Meeting e Google Classroom, além de listar crimes cibernéticos passíveis de denúncias.

A secretária Vânia Galvão avalia a iniciativa como fundamental no contexto do distanciamento social imposto pela pandemia, “que nos trouxe a necessidade de adotar, com mais frequência, o expediente das atividades on-line, inclusive as aulas”, pontuou.

A Cartilha será disponibilizada também no site da Prefeitura www.laurodefreitas.ba.gov.br

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV