Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Em reunião com o Conselho de Contabilidade, SEFAZ anuncia medidas que vão beneficiar contribuintes - LFTV

14 de agosto de 2021

A Prefeitura de Lauro de Freitas reuniu representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) para apresentar medidas que vão otimizar os serviços prestados aos contribuintes. Além de aproximar o poder público do terceiro setor e trabalhar ações conjuntas, a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) anunciou ações que serão implantadas no município, como o pagamento instantâneo de débitos fiscais.

Segundo o secretário da pasta, Luiz Cláudio Guimarães, a reunião com o CRCBA fortalece as relações e tem o propósito de simplificar ao máximo a prestação de serviços aos contribuintes. “Ouvimos as demandas do Conselho e também estamos fazendo um trabalho em conjunto de desburocratizar serviços, com a inovação nos canais de comunicação, estabelecimento de facilidades para pagamento, atualizações cadastrais e outros” relatou.

Entre as novidades apresentadas pelo secretário durante a reunião estão: implantação do pagamento instantâneo de débitos fiscais através da modalidade do PIX; emissão de DAM único (Documento de Arrecadação Municipal); recadastramento imobiliário; e modernização do site da Secretaria Municipal da Fazenda. De acordo com Luiz, as facilidades ficarão disponíveis ainda este mês.

“Lauro de Freitas é um dos municípios que sai na frente com a possibilidade de pagamento direto com o PIX. No site da Fazenda faremos uma série de inovações, como o acesso rápido de banners e links, onde o contribuinte vai poder pegar extrato e emitir o DAM único, em que ele consegue reunir vários tributos em um só documento. O recadastramento imobiliário também será lançado e vai permitir essa lógica de identificação, com base de dados”, destacou.

Para Antônio Carlos Ribeiro, presidente do CRCBA, a visita do Conselho foi bastante produtiva. “Lauro de Freitas tem 819 profissionais de contabilidade em atuação. Com o estreitamento dos laços com a Prefeitura, para dizer das nossas demandas, conseguimos traçar algumas metas e isso foi muito salutar. Também tomamos conhecimento das novidades que a Secretaria da Fazenda está trazendo, muito importantes para nosso setor”, considerou.

Ainda de acordo com Antônio Carlos, o diálogo com o município facilita a resolução de processos para acontecerem de forma mais célere e rápida. “O contador é aquele que possui elos com os contribuintes e seu trabalho coopera para trazer recursos para o município, por isso esses encontros são fundamentais”, finalizou. A Sefaz ainda ressaltou que pretende restabelecer o Conselho do Contribuinte, que vai atuar na avaliação de demandas de tributos e irá dispor de um contador indicado pelo CRCBA.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV