Imagem da notícias

Bahia: Reabertura do MAM acontece em etapas - LFTV

21 de agosto de 2021

A reabertura do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) que começou com a inauguração da exposição ‘O Museu de Dona Lina’ na última terça-feira (17) acontece por etapas. A atual mostra é gratuita e recebe visitação somente de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, até 10 de dezembro, em dois dos espaços expositivos do MAM-Bahia, a Capela e o Casarão. Junto com a exposição do dia 17, foi aberto também o Café do Circuito Saladearte. Por enquanto, o museu permanece fechado aos sábados, domingos e nas segundas-feiras.

A próxima fase será no próximo mês de setembro quando deve acontecer a reabertura da sala de cinema que fica nas dependências do museu. Há 21 anos o Circuito Saladearte desenvolve curadoria cinematográfica nacional e internacional em Salvador, bastante elogiada e com assíduo número de frequentadores. O cine MAM/Solar do Unhão será o primeiro do circuito a abrir.

“Depois, até final de novembro devemos abrir o Espaço Lina Bo Bardi que será uma sala dentro do museu para memória da arquiteta – criadora e primeira diretora do museu (1959/1963) –, mostras e experimentações sempre ligadas a ela e sua obra”, explica o diretor do MAM-Bahia, o cineasta e gestor cultural, Pola Ribeiro. Ainda nesse segundo semestre (2021) deve ser lançada licitação pública para o restaurante, píer e atracadouro do Solar do Unhão restaurados pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), via Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

DIÁLOGO de ACERVOS – A exposição ‘O museu de Dona Lina’ reúne cerca de 300 obras do Acervo fixo do MAM junto a peças do Acervo de Arte Popular Lina Bo Bardi do Centro Cultural Solar Ferrão, num diálogo entre as duas coleções. O Acervo de Arte Popular (Dimus/Ipac) foi iniciativa de Lina que reuniu essas peças entre o final da década de 1950 e início da década de 1960, a partir de doações e de viagens realizadas por ela no Recôncavo e no semiárido baiano.

Já o Acervo do MAM é composto de aproximadamente 1,3 mil obras modernas e contemporâneas, representando um painel heterogêneo de contribuições de artistas de várias gerações, baianos, brasileiros e estrangeiros. Dentre eles, modernistas como Tarsila do Amaral e Candido Portinari, até os contemporâneos, como Mario Cravo Neto e Marepe. Já o Acervo de Arte Popular da Dimus/Ipac reúne peças utilitárias e figurativas, como carrancas, ex-votos, imaginária, vestuários e utensílios domésticos, dentre outros itens.

PROTOCOLOS e HISTÓRIA – Vinculado ao Instituto do Patrimônio (Ipac) da Secretaria de Cultura (Secult-BA), o MAM-Bahia obedece às determinações e protocolos de segurança contra a Pandemia da OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Saúde. O Café Saladearte fica aberto nos mesmos dias/horários da exposição: terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

O MAM foi criado em 1959. Em 1960 a sua criadora e primeira diretora, Lina Bo Bardi faz a primeira exposição do museu no foyer do Teatro Castro Alves e em 1963 a primeira exposição já no complexo arquitetônico do Solar do Unhão. Mais informações sobre o MAM e suas atividades estão disponibilizadas em suas redes sociais (instagram e facebook) ou via telefone (71) 31176132, das 9h às 12h e das 13h às 15h.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV