Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Embasa apresenta projeto da obra de esgotamento sanitário para moradores de Vilas do Atlântico - LFTV

27 de agosto de 2021

Mais uma reunião pública para tratar sobre a obra de complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Lauro de Freitas foi realizada, nesta quinta-feira (26), pela Embasa, com a participação de representantes da Prefeitura Municipal. Desta vez, o projeto da obra foi apresentado para moradores de Vilas do Atlântico, no Vilas Tênis Clube.

As intervenções da Embasa no município consistem na instalação de redes coletoras e elevatórias, além da implantação da linha de recalque que transportará o esgoto municipal até o emissário submarino em Salvador. A obra, que está dividida por três bacias (Baixo Ipitanga, Flamengo e Picuaia), é realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Segundo Gustavo Maior, responsável pela engenharia e gerente de execução, o município já possui 47km de redes coletoras que foram assentadas entres os anos de 2011 e 2012. “Essa etapa agora visa complementar as redes, onde iremos assentar mais 38km para dar funcionalidade ao sistema de transporte”. Como reforçou Gustavo, o projeto da obra é calculado para todo o município e beneficiará os mais de 200 mil habitantes.  

Durante a apresentação do projeto, a dúvida mais pontuada pelos moradores foi a construção de duas elevatórias na localidade. Para Márcio Costa, presidente da SALVA, a reunião foi satisfatória. “Nós estávamos preocupados com as elevatórias que vão existir em Vilas. A população não conhecia bem como seria, mas a Embasa mostrou que não é um bicho de sete cabeças, e a localização onde serão instaladas não afeta diretamente nenhuma residência”, disse.   

Denalise Costa, integrante do GT da Região Marítima, reforçou a luta pela realização da obra. “A questão do esgotamento sanitário vem desde 2006. Tivemos várias promessas e o que queremos agora é que as coisas se efetivem de fato. O projeto é bem-vindo se for executado como está sendo apresentado”. Denalise ainda chamou atenção para a preservação ambiental e espera que até a conclusão da obra, em 2024, outras ações sejam executadas em defesa dos rios municipais.  

Reuniões

A próxima reunião pública da Embasa será realizada no dia 01/09, em Vila Praiana, na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, às 18h30. Munícipes podem tirar dúvidas sobre a obra do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) através dos telefones: 3512-5972 ou 99157-3873. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV