Imagem da notícias

Camaçari: Sessão Especial reforça a importância da primeira infância - LFTV

8 de setembro de 2021

Os cuidados para assegurar o desenvolvimento saudável e garantir os direitos das crianças nortearam o debate promovido pela Câmara Municipal de Camaçari na manhã desta quarta-feira (8/9), quando foi realizada a Sessão Especial com o tema “A importância da primeira infância e do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança e a certidão de nascimento como garantia de direitos”.

Requerida pelo vereador Flávio Matos (DEM), a discussão contou com a participação de convidados que lidam diretamente com políticas públicas voltadas para as crianças, a exemplo da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Renoildes Oliveira; a coordenadora do Programa Primeira Infância, Francineide Santos; a coordenadora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Janete Ferreira; a presidente da Comissão em Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB Subseção, Andrea Gama; Joseni Lopes, representando a Secretaria de Relações Institucionais; Girlene Crelick, representando a Secretaria de Educação; e Edilene Mota, representado o Conselho Tutelar de Camaçari.

Durante os pronunciamentos, a infância foi reforçada como a etapa de desenvolvimento em que ocorre a expansão das capacidades e potencialidades físicas e intelectuais, na qual o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. Tal constatação evidencia a relevância de dedicar especial atenção a este público, visando assisti-los com o necessário para um processo de formação adequado. Além da vertente biológica, também foram abordadas questões relacionadas ao direito à Certidão de Nascimento, processo de reconhecimento de paternidade, fortalecimento da rede de proteção aos pequenos no município, atenção às crianças com deficiência e a influência do ambiente familiar.

Ao discorrer sobre o Programa Primeira Infância, Francineide Santos elencou ações realizadas em Camaçari, oportunidade em que também destacou a importância da Casa Legislativa no apoio e na defesa das crianças. “Fazer políticas públicas para as crianças é pensar no futuro e essa Casa tem papel fundamental neste cuidado para com este público”, comentou, acrescentando que as ações voltadas para a família também têm desdobramentos no público infantil. Ao final da sua apresentação, reproduziu um vídeo com depoimento de familiares de crianças contempladas pela iniciativa, agradecendo pelo acompanhamento.

Já Girlene Crelick falou sobre a importância do brincar na vida das crianças, fazendo referência à Convenção de Direitos da Organização das Nações Unidas, que afirma que a criança tem direito ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística. “Estou vendo aqui pessoas de mãos dadas nessa ciranda de proteção e de fortalecimento da primeira infância e isso me deixa muito feliz”, contou, apresentando ainda imagens a situações de interação vivenciadas pelas crianças nas unidades da rede pública municipal de ensino.

O vereador Flávio Matos fez um agradecimento especial a todas as palestrantes, novamente colocando o Legislativo Municipal à disposição para defender os direitos das crianças. “O trabalho que todas vocês realizam no município é muito importante, são anjos que adentram nas casas, descentralizando os serviços e ações. São guerreiras em sua plenitude. Nunca desistam dessa luta, sigamos buscando avanços”, comentou.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV