Imagem da notícias

Novembro Azul: ação na USF Chafariz ressalta a importância da detecção precoce do câncer de próstata - LFTV

16 de novembro de 2021

Mais de 80 homens que foram à unidade puderam realizar o exame e assistiram a uma palestra sobre a importância da detecção precoce da doença

Durante a palestra, o médico urologista Márcio Barreto explicou que, ao contrário do que pensam alguns, a realização do exame que mede os níveis de PSA no sangue não dispensa a realização do exame de toque, método mais eficaz para detecção do câncer de próstata que, se diagnosticado precocemente, tem quase 100% de chances de cura. O médico, responsável pela realização do exame alerta que o procedimento é indispensável para homens a partir dos 50 anos.

“Nenhum procedimento substitui o exame de toque para detecção assertiva do câncer de próstata, que quando diagnosticado precocemente apresenta quase 100% de chances de cura. Todo homem tem que ir ao urologista a partir dos 50 anos para fazer o exame da próstata, e caso tenha um pai ou irmão com histórico da doença, esse acompanhamento deve começar a partir de 45 anos. Nesses casos, as chances de o paciente desenvolver a doença são de 4 a 8 vezes maior.”

Matias dos Santos Lima, de 55 anos, chegou cedo ao Posto do Chafariz para fazer o exame. Ele faz acompanhamento desde os 42 anos de idade por conta de um histórico familiar triste, a perda de dois tios e um irmão para o câncer de próstata. “Estes que morreram de minha família não tinham o conhecimento que nós temos hoje. Temos que deixar o preconceito de lado e fazer o exame de toque, que é o que vai constatar como está nossa saúde, fazendo outros exames também.”

O acompanhamento da saúde salvou a vida do senhor José Lopes, de 73 anos, que sempre aproveita o Novembro Azul para fazer o exame da próstata. “Há dez anos tive um câncer no rim, mas como descobri cedo fiz a cirurgia e hoje estou curado, por isso sempre digo que a prevenção é o mais importante. Se não se cuidar, não tem jeito. Com a próstata está tudo em dia, acompanho todo ano, sempre aproveito o Novembro Azul para fazer o exame todo ano.”

Apesar de ação ter tido um olhar voltado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, principal pilar da campanha do Novembro Azul, também foram disponibilizados no Posto do Chafariz consultas com cardiologista e testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de um momento de relaxamento oferecido pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), com sessões de massoterapia.

Mais ações

As ações do Novembro Azul não páram por aí. No próximo dia 27 será realizado mais um mutirão para realização de exames de próstata no Hospital Jorge Novis, com estrutura para atender a um público maior.

A importância de ações como estas foi destacada pelo médico e vice-prefeito do município, Vidigal Cafezeiro, durante sua participação na unidade do Chafariz.

“Estas ações que são feitas a nível nacional são de grande importância porque despertam as pessoas, neste caso específico os homens, para que procurem as unidades de saúde para fazerem a prevenção e diagnóstico precoce de possíveis patologias, o que evita inclusive uma sobrecarga do sistema de saúde, daí a importância de conclamar a população para que participem destas ações,” declarou o vice-prefeito.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV