Imagem da notícias

Dia da Consciência Negra é celebrado na Câmara de Camaçari com Sessão Especial - LFTV

19 de novembro de 2021

A Câmara Municipal de Camaçari realizou uma Sessão Especial na manhã desta sexta-feira (19/11), em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Ainda na oportunidade, 14 pessoas foram homenageadas com a Medalha Zumbi dos Palmares.

A atividade, marcada por manifestações populares, culturais e músicas, foi requerida e presidida pela vereadora Fafá de Senhorinho (DEM), que falou em seu discurso sobre respeito, independentemente da cor da pele. “Com certeza cada um de nós já ouviu dos pais e também ensinou aos filhos que ninguém é melhor ou pior de que ninguém, somos todos iguais. Por isso mais do que nunca no dia de hoje, devemos respeitar o próximo, seja ele de qualquer cor, religião, classe social e gênero”, disse a parlamentar.

Marcaram presença como palestrantes o coordenador de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) de Camaçari, José Anísio, o coordenador Nacional de Diversidade Democrata, Bruno Alves, e a coordenadora da Rede Refavelas, Janete dos Santos, que abordaram em suas falas a importância da implementação de políticas públicas efetivas que combatam o racismo e promovam a igualdade racial. Participaram também da atividade, alguns secretários municipais, representantes de entidades e a sociedade civil.

Ainda durante a sessão especial, 14 pessoas foram indicadas pelos parlamentares e receberam a Medalha Zumbi dos Palmares, dedicada a figuras ilustres que de alguma forma contribuíram socialmente para a valorização da cultura e identidade do povo negro no município. “Segundo o IBGE em nossa cidade, os negros representam praticamente 80% da nossa população. Nós temos algumas coisas para comemorar, mas muito ainda para trabalhar. Com base no Estatuto da Igualdade Racial do nosso município, nós precisamos de fato não apenas ter um papel, mas temos esse papel transversalizado em todas as secretarias do município, para que em cada ação executada pelo governo se pense no povo negro”, ressaltou o presidente da Casa, vereador Júnior Borges (DEM).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV