Imagem da notícias

Kátia Oliveira defende reserva de 30% das vagas em concursos para moradores do município organizador do certame - LFTV

25 de novembro de 2021

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) apresentou uma indicação para a criação de um projeto de lei que estabeleça reserva de 30% das vagas dos concursos públicos municipais para os residentes na cidade organizadora do certame. A indicação da parlamentar é direcionada ao deputado federal Paulo Azi (Democratas), pois somente o Congresso pode legislar sobre questões relacionadas a concursos. Ela também encaminhará a indicação ao presidente do Senado  Federal, Rodrigo Pacheco. 

O objetivo, ressalta a deputada, é preservar os empregos nas médias e pequenas cidades, mantendo a renda dos servidores públicos em seus próprios municípios. Pela proposta, a pessoa precisa morar há pelo menos dois anos na cidade organizadora do concurso para ter direito à reserva de 30% das vagas. Em sua justificativa, ela destaca que cabe ao Estado Brasileiro atuar para corrigir eventuais mazelas sociais. 

Ela ressalta que, a partir da análise das informações contidas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, verifica-se que o setor público é o principal empregador em 56% dos municípios pequenos e médios no Brasil. “A referida medida teria o condão de favorecer o desenvolvimento da economia local, haja vista que o modelo hoje vigente aprofunda a questão da pobreza e as desigualdades inter-regionais existentes”, afirmou. 

A parlamentar pontua que as capitais e grandes cidades, por serem pólos de comércio e outros serviços, inclusive na área educacional, acabam concentrando o número dos aprovados em concursos públicos e, por conseguinte, impulsionam seu

desenvolvimento econômico com os gastos dessa parcela da população, que não é afetada com relação ao fenômeno do desemprego tendo em vista a estabilidade no serviço público.

“Por isso, para proteger o comércio e serviços das cidades pequenas e médias, seria salutar a reserva de vagas nos concursos públicos municipais, fomentando o emprego público a nível local e impulsionando a economia, visando à redução da pobreza”, salientou Kátia Oliveira.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV