Imagem da notícias

Procon de Lauro de Freitas realiza “Operação Black Friday" e dá dicas para consumidores - LFTV

25 de novembro de 2021

Para evitar práticas ilegais durante a Black Friday em Lauro de Freitas, o Procon municipal realiza neste mês de novembro a “Operação Black Friday”. 

Por uma semana os fiscais verificaram os preços de diversos produtos. Na próxima sexta-feira (26), dia em que acontece a campanha de descontos, as equipes retornam para verificar se os produtos estão sendo comercializados com as promoções anunciadas.

De acordo com a diretoria do Procon de Lauro de Freitas, órgão ligado a Procuradoria Geral do Município (PGM), os fiscais cadastraram principalmente preços de eletrodomésticos, que têm uma forte procura durante a Black Friday. Além de verificarem se os preços anunciados são de fato promocionais, as equipes do órgão também vão verificar se os estabelecimentos estão disponibilizando um exemplar de Código de Defesa do Consumidor.

O diretor do Procon, Gabriel Alcoforado, ressalta que os consumidores devem estar atentos aos preços dos produtos que têm interesse. “Os consumidores têm de acompanhar os preços dos produtos que desejam comprar antes da Black Friday, que acontece no dia 26. Um auxílio para esta tarefa são os sites de comparação de preços, principalmente os que oferecem um histórico do valor do produto”, sugere o diretor.

O órgão também chamou atenção para as compras realizadas na internet. É importante verificar se a loja é de confiança. Isso pode ser feito de algumas formas, como se certificando se a loja disponibiliza no site o número do CNPJ, o endereço físico e os meios de contato com o estabelecimento. O consumidor pode ainda pesquisar na internet a reputação da empresa antes da compra, em sites que oferecem este serviço de forma gratuita.

Mais dicas

Nas compras pela internet ou telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, podendo solicitar o seu dinheiro de volta ou trocar a mercadoria. Este prazo não se aplica para compras feitas em lojas físicas. Também é importante ter sempre em mãos todas as informações relacionadas à compra, salvando e imprimindo a oferta, o pedido, o prazo de entrega, comprovante de pagamento e anúncios publicitários relacionados ao produto.

Denúncias de infrações que estejam sendo cometidas por estabelecimentos comerciais podem ser denunciadas ao PROCON municipal por meio do e-mail: denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br. De acordo com o órgão, estabelecimentos autuados com infração respondem a processo administrativo, estando assegurados os direitos ao contraditório e à ampla defesa.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV