Imagem da notícias

Prefeitura propõe ações para atrair empresas e transformar Lauro de Freitas em referência na geração de energia solar - LFTV

25 de novembro de 2021

Com o objetivo de tornar Lauro de Freitas uma cidade referência em geração de energia solar, a gestão municipal realiza tratativas para atrair empresas produtoras

O assunto foi discutido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SMDE) com a Associação Baiana de Energia Solar (ABS), nesta terça-feira (23), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas.

Segundo o titular da SMDE, Manoel Carlos dos Santos, a iniciativa resultará na geração de emprego e renda, qualificação e intermediação de mão de obra, além de contribuir para o meio ambiente. “O nosso propósito é atrair empresas que produzem energias limpas para se instalarem no município, para atender as necessidades da população e estender os seus serviços a outras cidades. As mudanças climáticas nos levam a pensar em novas possibilidades de energia e Lauro de Freitas tem tudo para sair na frente e se tornar referência”, afirmou.

Por ter uma característica de residências horizontalizadas, Lauro de Freitas possui boa radiação solar, o que contribui para o pleno funcionamento dos geradores e, consequentemente, para a produção de energia. A implantação de empresas do ramo na cidade resultará em economia para o bolso dos munícipes, conforme destacou o presidente da ABS, Giancarlo Smith.

“Hoje vivemos um cenário de falta de energia. Quando acontece isso, temos que acionar as termoelétricas, que tem impacto negativo no ambiente por queimar óleo e gás, o que é sentido na tarifa de energia. A energia fotovoltaica é a oportunidade que os munícipes têm de contribuir com o meio ambiente e pagar mais barato, somente a taxa mínima”, disse Smith.

O SAC Empresarial será um importante instrumento para auxiliar na instalação das empresas. Já o aproveitamento e a qualificação de mão de obra local ficarão por conta da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel).

A partir de agora, o assunto, que foi tratado inicialmente durante a participação da pasta no Congresso Brasileiro de Energias Renováveis, será compartilhado com outras pastas da gestão municipal para a construção do projeto.

A reunião também contou com a presença da superintendente de Ciências e Tecnologia, Elisangela Souza, e de Igor Nilo, coordenador de planejamento da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV