Imagem da notícias

Prefeitura acompanha avanço na obra de urbanização da Lagoa da Base, em Lauro de Freitas - LFTV

30 de novembro de 2021

Com o intuito de acompanhar o andamento da obra de urbanização da Lagoa da Base, no Centro, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realizou visita técnica ao local

O projeto está na fase da urbanização e prevê a revitalização do local, com a delimitação da lagoa, pavimentação e paisagismo, além da implantação de equipamentos esportivos e de lazer, como parque infantil e quiosques. 

A obra, sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), tem orçamento previsto em R$1,7 milhão e conclusão estimada em oito meses. A Ordem de Serviço foi assinada no dia 1º de setembro. 

Ao observar as instalações, o titular da pasta, Roque Fagundes, explicou a importância das intervenções. “A obra faz parte do esgotamento sanitário e de drenagem. É um trabalho em conjunto entre Conder e Embasa para revitalizar a Lagoa. Com isso, ela será despoluída e todo o esgoto que é descartado aqui de forma inadequada, será canalizado para a estação elevatória, onde passará por tratamento e depois será levado para o emissário submarino, em Salvador”, contou. 

A obra, segundo Fagundes, ajudará a diminuir os alagamentos e trará mais qualidade de vida aos moradores da região. “Essa é mais uma grande obra do Governo do Estado no município. E, sem dúvida, será o mais novo ponto turístico da cidade. Hoje a gente já sente uma redução considerável dos alagamentos e, com o avançar da obra, vai trazer mais valorização, dignidade, lazer e qualidade de vida aos moradores”.  

Entusiasmada com o avanço da obra, a coordenadora executiva da Seinfra, Rita Menezes, comentou o caráter sustentável das atividades. “A revitalização da Lagoa cria caminhos para que os moradores tenham esgotamento sanitário correto e não o despejo na própria Lagoa. Essa obra ainda compreende os pilares de saneamento e princípio básico da gestão, que é a sustentabilidade”, argumentou.  

A visita também foi acompanhada pelo engenheiro civil da Seinfra, Danilo Macedo, e da equipe social da pasta.  

Mais qualidade de vida 

Dados da Seinfra indicam que 44 famílias terão que deixar o local para a conclusão das intervenções na Lagoa da Base. O processo já foi iniciado pela empresa executora da obra.

Entre os moradores da comunidade, o clima é de felicidade e expectativa para a conclusão das intervenções. A aposentada Marizete Lopes, de 69 anos, contou que vive há mais de 27 anos no local. A idosa não integra o grupo de 44 moradores que serão realocados.  

Entre os seus vizinhos estão filhos, netos e bisnetos. Ela contou que as obras vão melhorar a qualidade de vida da sua família, principalmente para os membros que estão chegando agora. “A gente já imagina a obra toda pronta e levando os meninos para passear no final da tarde. Sem dúvida, vai ser um lugar de muito lazer para todo mundo aqui”, contou.  

A dona de casa Cristiane Oliveira, de 42 anos, pretende dar melhor qualidade de vida ao filho. Ela mora nas imediações da Lagoa há 25 anos e vive a expectativa de se mudar para o empreendimento MCMV – no Morada Tropical. “Eu tô doida pra mudar daqui. Lá, faça chuva ou faça sol, não vou perder o pouco que tenho e passar dias e noites preocupadas com a situação da casa. Eu, meu filho e meu marido estamos felizes e querendo ir logo pra lá”, contou.

Dúvidas e informações sobre a obra de urbanização na Lagoa da Base podem ser obtidas através do Escritório Social da Conder, instalado na Avenida Amarilio Thiago dos Santos, nº 32ª, próximo ao Supermercado Verdurão e ao lado do Restaurante de Gorete. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Existe também a possibilidade de contato via WhatsApp, através do número: (71) 9 9386-5481. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV