Imagem da notícias

Espetáculos teatrais abrem Festival Lusoteropolitana em Salvador - LFTV

5 de janeiro de 2022

Espetáculos teatrais abrirão a primeira edição do Festival Lusoteropolitana em Salvador, que conta com produções do Brasil e de Portugal. As apresentações ocorrerão sempre no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Na semana de estreia, a Super Live Luso reunirá participantes do projeto no dia 5 de janeiro, às 19h, no perfil do Festival no Instagram (@Lusoteropolitana). Nos dias 6 e 7 (quinta e sexta), às 20h, Alex Simões apresentará uma performance cênica sobre Waly Salomão, intitulada “A cappella de Waly”, além de relançar seus livros “Assim na Terra como na selfie” e “No meu corpo o canto”. 

Nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), às 16h, o público poderá assistir à apresentação de “A hora do recreio”, da Cia Gente de Teatro da Bahia. Às 20h, Fabio Vidal apresenta o renomado espetáculo “Seu Bomfim”, que completa neste ano 22 anos em cartaz. 

Uma programação, voltada ao público adulto e infantil, com atividades presenciais e on-line integrarão o Lusoteropolitana que vai até o dia 30 de janeiro. Além disso, o festival oferece ações artísticas e educativas que promovem a cena local e proporcionam um intercâmbio com a cultura lusitana. 

O projeto é assinado por Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro; João Guisande, da Vixe Cia de Teatro; Maria Clara Mendes e Daniela Chávez, da Cia de Teatro Improviso Salvador, com coprodução do Sesi e Sesc Bahia, e tem o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Outras informações podem ser obtidas por meio do perfil do festival no Instagram ou Facebook (@lusoteropolitana).

Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). 

PROGRAMAÇÃO

Dias 6 e 7 (quinta e sexta), às 20h – Apresentação de “A cappella de Waly” e relançamento dos livros “Assim na Terra como na selfie” e “No meu corpo o canto”, de Alex Simões, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dias 8 e 9 (sábado e domingo), às 16h – Apresentação de “A hora do recreio”, da Cia Gente de Teatro da Bahia, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

Dias 8 e 9 (sábado e domingo), às 20h – Apresentação de “Seu Bomfim”, com Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

ESPETÁCULOS

A cappella de Waly
O poeta e performer Alex Simões conduz o público a partir do fluxo da memória afetiva dos poemas e canções de Waly, personagem do espetáculo que investe na presença e na articulação entre emissão sonora da palavra e dos sons percussivos produzidos pelo corpo ou por objetos deslocados do seu uso cotidiano, como por exemplo, o golpe ritmado de um carimbo contra a palma da mão.

A hora do recreio
Com texto e direção de Luis Bandeira, a peça teatral reconta clássicos da literatura infantil ao discutir preconceitos, discrimação e cuidado com o meio ambiente e importância dos estudos. O espetáculo é considerado uma viagem cênico-musical pela literatura infantil e se desenrola com personagens passando lições e ensinamentos de uma forma lúdica, irreverente e brincante. 

Seu Bomfim
De autoria de Fábio Vidal e direção compartilhada com Meran Vargens, o espetáculo retrata um contador de histórias chamado Seu Bomfim, um velho e errante homem do sertão que surge contando um episódio sobre um “homem do rio” que deixou sua família e sua vida para se colocar numa canoa, no meio do rio, de onde não sai mais. A partir dessa narrativa Seu Bomfim, narra acontecimentos do seu passado, onde rememora pessoas e locais, e expõe pensamentos sobre várias questões. Suas histórias, seu humor, questionamentos e ações levam o espectador a entrar no seu mundo subjetivo colocando em evidência seu drama humano pessoal que se encontra enraizado na cultura nordestina. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV