Imagem da notícias

Camaçari: Curso promovido pela Câmara sobre a nova lei de licitações entra em nova fase - LFTV

19 de janeiro de 2022

O curso oferecido pela Câmara Municipal de Camaçari aos servidores da Casa a respeito da Lei 14.133/21, mais conhecida como “Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos”, entrou em seu terceiro dia, trazendo como ministrante o Procurador da Fazenda Nacional e professor de Direito Administrativo, Dr. Mateus Carvalho. Na primeira etapa, o curso, realizado por meio da Escola do Legislativo, focou nos aspectos do controle administrativo da nova Lei, enquanto neste segundo momento o professor está trazendo os elementos jurídicos e práticos na aplicação da nova Lei.

Falando a respeito da importância deste curso para os funcionários da Casa, o Dr. Matheus informou que ter domínio do novo formato é indispensável. “A atualização dos funcionários em geral é absolutamente importante para manter a boa gestão e eficiência do serviço público, e nesse caso não é só somente uma manutenção de eficiência, mas uma imposição legislativa, pois com a alteração dos processos [licitatórios] os funcionários precisam se qualificar, uma vez que a partir de abril do próximo ano a Lei 14.133/21 passará a ser obrigatória para as novas licitações públicas”, enfatizou.

Para o procurador-geral da Câmara, Iago Santos, iniciativas como esta, que visam munir os colaboradores com instruções que potencializam a eficácia do serviço público, devem ser contínuas. “A capacitação dos servidores em todos os momentos é sempre importante, então quando promovemos cursos como este, conseguimos melhorar não só a qualidade do serviço da Câmara, mas também podemos exigir um pouquinho mais de nossos servidores, com a certeza de que eles têm o que é necessário para que possam aplicar corretamente as leis”, observou.

O assistente legislativo Pedro Moraes, um dos servidores que estavam presentes no curso, fez uma avaliação positiva da capacitação. “Esta é uma iniciativa muito importante para todos os funcionários da Casa, e já era há muito tempo uma cobrança nossa, pois nós funcionários efetivos nunca tivemos um curso assim com tanta complexidade. O professor Matheus Carvalho é uma referência em licitações e contratos, e só vem engrandecer, tanto a nós, quanto a atual gestão da Câmara, que vai deixar este legado”.

Lei 14.133/21 – A nova Lei de Licitações e de Contratos Administrativos foi publicada em abril de 2021, no entanto, as antigas leis que regiam as licitações e contratações públicas continuam vigentes até 4 de abril de 2023, quando tanto a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, e os arts. 1º a 47-A da Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, serão revogados permanentemente. Nesse prazo, a administração pública ainda pode escolher se licitará pela nova Lei ou pelas antigas, sendo que a Lei que for escolhida ditará as normas que devem ser seguidas pelo contrato.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV