Imagem da notícias

Prefeitura inaugura novas instalações do CTA/SAE em Lauro de Freitas - LFTV

15 de fevereiro de 2022

Ao lado do secretário municipal de saúde, Augusto César Pereira, a prefeita Moema Gramacho visitou as novas instalações e recebeu algumas informações em relação aos atendimentos no novo local.

A mudança de endereço do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) de Lauro de Freitas vai permitir a ampliação de consultórios, da equipe profissional e da capacidade de atendimento. A cerimônia que marcou a inauguração do equipamento, remanejado para a rua Graciosa, nº 23, em Vila Praiana, onde estava a Policlínica Carlos Bastos, aconteceu na manhã desta segunda-feira (14).

Ao lado do secretário municipal de saúde, Augusto César Pereira, a prefeita Moema Gramacho visitou as novas instalações e recebeu algumas informações em relação aos atendimentos no novo local.

Mais de 1.300 pessoas são assistidas de forma contínua pelo equipamento, que oferece acompanhamento para diagnóstico positivo de hanseníase, tuberculose e ISTs como HIV, sífilis, hepatites virais. Com a mudança, a unidade salta de dois para sete consultórios, além de continuar disponibilizando atendimentos com médicos clínicos, dermatologistas, pneumologista e infectologistas, realizar testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e dispensa de medicamentos.

A gestora ressaltou a importância do remanejamento para possibilitar mais conforto, qualidade no atendimento e economia aos atendidos pelo CTA. “Esse prédio veio para proporcionar melhor atendimento a todos aqueles que necessitam do atendimento do CTA, que agora funciona em local maior, vai contar com mais profissionais e com uma estrutura mais moderna”, contou.

No CTA, também é possível realizar exames rápidos para diagnóstico de ISTs em menos de 15 minutos. Além disto, a unidade dispensa a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) que previne a infecção pelo HIV através da ingestão diária de um comprimido e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco). A unidade também atua na coleta de sangue para exames laboratoriais, aplicação de vacinas em pacientes e acompanhamento para gestantes soropositivas.

O vice-prefeito Vidigal Cafezeiro comentou sobre a relevância do equipamento para o diagnóstico precoce de IST’s e doenças oportunistas. “O CTA não é só sobre o diagnóstico precoce de algumas doenças e tratamento, é também sobre o acolhimento e humanização no atendimento. Tudo isso é para dar mais dignidade ao povo. Vale ressaltar que esse espaço é fruto de uma grande luta, lá de 2007, ainda na gestão da prefeita Moema”, relembrou.

O secretário de saúde destacou que a mudança vai possibilitar redução nos custos com locação em 40%. O local, segundo o secretário, é referência na região e abriga pacientes de municípios vizinhos. “Estamos dispostos sempre a fazer mais e melhor por quem busca os nossos serviços”.

O coordenador do CTA, Djair de Deus comentou que quem ganha com o remanejamento são os pacientes, que buscam os serviços disponibilizados na unidade. “Tudo isso aqui foi idealizado para ajudar no acolhimento e melhor atendimento de todos eles”.

O equipamento dispõe de uma equipe multidisciplinar composta ainda por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistente social, psicólogos e técnicos. Segundo Djair de Deus, a previsão é que a unidade em breve disponibilize atendimentos em ginecologia, nutrição, proctologia e telemedicina.

Interessados em agendar consultas ou realizar as testagens rápidas, devem se dirigir à sede do novo CTA de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com documento de identificação com foto e cartão SUS. Para dúvidas e mais informações, o paciente pode ligar para o telefone 071 3369-9940.

O CTA realiza, em média, 881 atendimentos mensais. Somente no último ano, mesmo com a crise sanitária causada pela pandemia da covid-19, foram realizados 18.043 procedimentos e 10. 573 consultas. Em 2021 foram realizados mais de 28.600 atendimentos. Em atuação há 15 anos, o equipamento iniciou suas atividades em 2007, no bairro da Itinga.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV