Imagem da notícias

NEOJIBA implanta Núcleo de Prática Musical em Lauro de Freitas com mais de 200 jovens beneficiados - LFTV

25 de abril de 2022

A implantação do novo núcleo, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e apoio da Aldeias Infantis, celebra os 15 anos de existência do NEOJIBA, comemorado neste ano.

O sonho de Alyne Silva, 10 anos, de aprender a tocar clarineta e violino vai se tornar realidade com a inauguração do novo Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA, em Lauro de Freitas, neste sábado (23). A futura clarinetista faz parte do grupo de 220 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, selecionado para as atividades musicais coletivas, que envolvem turmas de iniciação musical, canto coral e prática orquestral. Os beneficiados e suas famílias também vão contar com acompanhamento psicossocial.

O Núcleo Lauro de Freitas funcionará na sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, na Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, Centro. Foi neste local, sentada na plateia, que Alyne assistiu ao concerto da Orquestra 2 de Julho no ato de inauguração e sonhou com o dia em que seria ela a estar se apresentando. “A clarineta é o instrumento que eu acho mais bonito, mas quero aprender a tocar violino também. Um dia eu estarei nos palcos”, idealizou a estudante da Escola Jardim Ipitanga, ao lado de sua mãe Luciana Lopes.

A implantação do novo núcleo, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e apoio da Aldeias Infantis, celebra os 15 anos de existência do NEOJIBA, comemorado neste ano. Para a prefeita Moema Gramacho, o desenvolvimento de práticas musicais no município, através do programa do Governo da Bahia, vai revelar grandes talentos da terra, assim como irá fomentar uma nova realidade cultural, com a inclusão social pela música de jovens em situação de vulnerabilidade.

“Este é um momento de inaugurar e agradecer. Agradeço ao governador da época, de quando fui secretária de Combate à Pobreza, que deu autorização para fazermos o primeiro contrato de gestão, para que o NEOJIBA fosse instituído. Desde então, sempre sonhei com o dia em que um núcleo viria para Lauro de Freitas.  Parabéns ao NEOJIBA, ao maestro e a todas as pessoas que acreditaram nesse projeto transformador de vidas, e que faz sonhos se tornarem realidade”, discursou Moema emocionada.

Para Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Núcleo Lauro de Freitas será um sucesso. “Acreditamos no potencial desta cidade que é tão querida e acolhedora. O programa está presente em 14 territórios de identidade, nestes 15 anos de NEOJIBA, e agora com mais essa alegria aqui. Agradeço a Moema, ela que plantou a semente do NEOJIBA, há anos atrás, e nós demos continuidade a este belíssimo trabalho”, ressaltou.

Quem destacou o orgulho de ver mais um núcleo sendo implantado foi o fundador do NEOJIBA, Ricardo Castro. “Fico feliz em fazer parte de uma política pública desta dimensão. Esta é uma ação transformadora, e a música pode melhorar o nosso país. Nosso povo é incrível, forte, e a prova disso é a realização de projetos como o NEOJIBA”, conclamou. As apresentações musicais na inauguração ainda contaram com o flautista suíço-canadense Michel Bellavance.

Segundo Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo Lauro de Freitas, as aulas pedagógicas devem começar na primeira semana de maio. “Nos próximos dias estaremos recebendo os pais para fazer os cadastros dos alunos e depois começamos com as aulas. Teremos cursos modulares, com duração de um a dois anos, como o de canto coral, e prática de orquestra que será diário, de todos os instrumentos, como os de sopros, percussão e cordas, uma gama enorme”, afirmou. As atividades vão ocorrer de segunda a sexta, das 14h às 17h.

Outra criança que fará parte do Núcleo de Prática Musical é Julia Costa, de 8 anos. Estudante da Escola Fênix, ela falou com timidez que a sua vontade de aprender a tocar um instrumento é inspirada em seus avós que tocam violão. Já a mãe, Jailma Souza, não disfarçou a alegria ao contar que sua filha fará parte do projeto. “Eu sempre quis colocar ela para aprender música e a gente estava na expectativa para o NEOJIBA chegar aqui. Esse projeto é ótimo para as crianças”, disse.

A lista com os nomes das crianças e adolescentes selecionados para as vagas do Núcleo Lauro de Freitas já se encontra disponível no site da NEOJIBA, através do link (https://neojiba.org/midia/noticia/8422/parabens-ao-novos-integrantes-do-nucleo-lauro-de-freitas/). A estrutura do Núcleo no município está projetada em mais de 500 metros de área pedagógica, divididas em três casas de aprendizagem, auditório e área externa de ensaio de orquestra. Participaram da inauguração secretários e vereadores de Lauro de Freitas.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV