Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo registra boa adesão da população - LFTV

2 de maio de 2022

E a partir de segunda-feira (2), serão incluídos também professores, pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças armadas, segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Em Lauro de Freitas, o sábado (30) foi de sol e vacinação contra a Gripe e Sarampo. O município promoveu durante toda manhã a estratégia ‘Dia D’ para a imunização simultânea das doenças nas 16 Unidades de Saúde da Família e na escola Mariza Pitanga, em Vilas do Atlântico. A organização contou com a participação de 17 equipes de vacinadores e o resultado da campanha foi a boa adesão da população com a aplicação de 1.314 doses de proteção contra a gripe e 635 contra o sarampo.

A aposentada Kátia Bomfim, 74 anos, elogiou a organização e a promoção do Dia D no final de semana. “Durante os dias úteis nós ficamos muito atarefados, a vida é uma correria! A Secretaria de Saúde teve a sensibilidade de colocar a imunização neste sábado e facilitou bastante”, disse. Ela veio com a filha, Karla Bomfim, 41 anos, que é profissional de saúde e também se vacinou.

Acompanhado pela equipe de coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que visitou as salas de vacinação da USF Caji/Vida Nova, o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, reforçou a importância de se proteger contra as doenças. “Nós estamos com as campanhas ativas durante os dias da semana em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Para se proteger basta ser componente dos grupos prioritários e apresentar o cartão de vacina. A meta é imunizar 90% do público alvo até o final da campanha no dia 3 de junho e assim manter essas doenças sob controle”, afirmou.

A campanha de imunização contra a gripe acontece em etapas. Até este sábado (30), foram vacinados idosos com idade acima de 60 anos, indígenas e trabalhadores da saúde. Neste dia D foram incluídas as crianças de seis meses a menores de cinco anos. E a partir de segunda-feira (2), serão incluídos também professores, pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças armadas, segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

A imunização contra a gripe, doença provocada pelo vírus Influenza, protege contra várias cepas. Este ano, a vacina da gripe inclui proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, que causou um surto de influenza em várias regiões do país.

Já a vacinação contra o sarampo segue sendo prioridade em crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde. Ambas as proteções são aplicadas em todas as USFs de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. A vacinação contra o sarampo compõe o calendário anual de vacinas e está disponível como vacinação de rotina. Lauro de Freitas possui mais de 12 mil crianças que estão incluídas no público alvo da campanha e 22 mil idosos.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV