Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Sefaz apresenta metas e prioridades da LDO 2023 para a população - LFTV

13 de maio de 2022

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Lauro de Freitas, para o exercício do ano de 2023, foi apresentado pela Secretaria Municipal da Fazenda durante audiência pública online, nesta quinta-feira (12). Na proposta, a Sefaz explicou as metas e prioridades da gestão, além da previsão de receitas. O documento será encaminhado à Câmara até o dia 15 deste mês, para análise e aprovação dos vereadores.

De acordo com o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, a LDO organiza as metas e prioridades com base no Plano Plurianual (PPA), para orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). “A Lei de Diretrizes Orçamentárias permite que tenhamos uma visão antecipada, dentro de uma lógica, de como estará o cenário econômico dos próximos anos e seus principais indicadores que vão impactar no orçamento da gestão”, ressaltou.

Na LDO, a metodologia da projeção de receita é estimada com base nas variáveis do Produto Interno Bruto (PIB), do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e da taxa de juros básica da economia (Selic), bem como a análise da execução das receitas dos dois últimos anos. Já as metas e prioridades são definidas pelas repartições públicas da administração municipal, entre as áreas de Saúde, Educação, Social, Cultura e outras.

Para 2023, a Prefeitura definiu os seguintes programas de prioridades na área de educação e saúde: Lauro de Freitas Cidade que Educa, com foco na universalização do ensino fundamental, ampliação da educação infantil na pré-escola e qualidade da educação básica em todas as modalidades; Lauro de Freitas em Defesa do Sus Participativo e de Qualidade, para formulação de uma política municipal da saúde em consonância com os SUS, valorização da gestão do trabalho e controle social.  

Em outra área, como a de cultura, foi definido o Programa Políticas Culturais para Todos, para melhoria da infraestrutura dos equipamentos culturais. No social, o Programa Cidade Social, Autônoma e Sustentável pretende ampliar a cobertura das políticas dos idosos, assim como a implantação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.  

Os demais programas definidos foram: Cidade do Esporte; Cidade do Trabalho, Renda e Povo Feliz; Lauro Limpa e Iluminada; Lauro Inovadora, com Desenvolvimento Econômico, Industrial, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica; Oportunidades a Juventude; Mulher Mais Segura e Empoderada; Turismo e Promoção – Desenvolvimento Sustentável Solidário; Cidade da Igualdade e do Respeito à Diversidade; Gestão Pública, Consciente e Democrática; Lauro de Freitas Mais Segura; Cidade Acessível, Moderna, Integrada e Ordenada; Cidade das Oportunidades; Meio Ambiente Coletivo e Cidade Sustentável; Lauro Estruturada, Eficiente, Desenvolvida, Saneada e Sustentável.

Os detalhes dos programas e todas as diretrizes da LDO serão publicados no Diário Oficial do Município após aprovação da Câmara. No dia 26 de maio, a Secretaria da Fazenda fará apresentação dos resultados fiscais do primeiro quadrimestre de 2022.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV