Imagem da notícias

Esporte: Seis esgrimistas brasileiros jogam a Gymnasiade, uma das maiores competições escolares do mundo, a partir desta terça - LFTV

17 de maio de 2022

Maria Vitória Paro, Rafael Amorim, Isabela Chen, Matheus Becker, Carolina Brecheret e André Mura irão à pista na região histórica da Normandia, na França

A esgrima brasileira vai às pistas a partir desta terça-feira (17) na Normandia, na França. E a presença dos atletas do Brasil acontecerá em uma das maiores competições escolares do mundo, a Gymnasiade. Nela, seis esgrimistas do país entrarão em ação: Maria Vitória Paro e Rafael Amorim na espada; Isabela Chen e Matheus Becker no sabre; e Carolina Brecheret e André Mura no florete.

Os seis atletas-estudantes fazem parte da maior delegação brasileira da história. Ao todo, a região histórica da França recebeu 346 representantes do Brasil (118 homens e 112 mulheres) para a disputa do evento multiesportivo, que começou no último sábado (14) e que seguirá até o próximo domingo (22).

As competições de esgrima acontecem na cidade de Rouen, capital da Normandia, e terá já no primeiro dia da modalidade (terça-feira) o conhecimento dos classificados para as fases eliminatórias em todas as três armas. O segundo dia do esporte será na quinta-feira (19), em que contará com a definição de todos os medalhistas.

Dos seis atletas-estudantes do Brasil, três estiveram recentemente em outro evento poliesportivo na última semana. Os espadistas Maria Vitória Paro e Rafael Amorim e o floretista André Mura participaram dos Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário, na Argentina.

Na cidade argentina, Maria Vitória foi a que teve o melhor desempenho dos três ao subir ao pódio da competição. Ela ficou com o bronze. Os garotos conseguiram bons resultados também, mas não ficaram entre os três primeiros: Mura alcançou o quadro de 8, enquanto Amorim chegou ao quadro de 16 dos seus respectivos torneios.

A última participação de Matheus Becker em um evento internacional foi no Campeonato Mundial Cadete e Juvenil no início de abril. Ele chegou no 83º lugar nas disputas individuais. Já nas equipes, ao lado de Fernando Fachini, Thomas Fasting e Erico Patto, se colocou na 16ª posição.

Os outros brasileiros tiveram como última experiência à pista torneios nacionais. Carolina Brecheret ficou na sexta colocação do florete na Copa Porto Alegre 250 anos, campeonato sênior que aconteceu no final do último mês, enquanto Isabela Chen ficou com a medalha de bronze no Torneio Cadete CBE 95 anos, que aconteceu em paralelo à Copa Porto Alegre.

Os seis atletas brasileiros terão a companhia de dois treinadores, Carla Evangelisti e Marcos Cardoso. Além deles, a delegação de esgrima do Brasil ainda conta com Regis Trois, que estará na arbitragem do evento. Ele deu a sua visão de como está o grupo para o Gymnasiade.

“Eles estão muito unidos e todos estão bem empolgados e preparados. Hoje fizemos um treinamento e reconhecimento do local, além do teste de material. Amanhã vai ser uma surpresa para todo mundo, porque é uma novidade como evento para a esgrima brasileira. É um desafio e tomara que possamos dar boas notícias para todos”, falou Trois.

A Gymnasiade é organizada pela Federação Internacional do Esporte Escolar (International School Sport Federation – ISF) e conta com mais de 3,5 mil atletas-estudantes de 63 países na região da Normandia. O evento tem a disputa de 20 esportes, sendo eles, olímpicos e paralímpicos.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV