Imagem da notícias

Camaçari: Em audiência pública, Câmara debate ações de combate à exploração sexual infantil - LFTV

27 de maio de 2022

Para combater esta prática criminosa, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta quinta-feira (26/05), audiência pública em homenagem ao Maio Laranja

A exploração sexual de crianças e adolescentes é um problema global e o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial desta prática, perdendo apenas para a Tailândia. Os dados do Instituto Liberta informam que o Brasil registra cerca de 500 mil casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes por ano, o que contabiliza mais de 1.369 casos por dia.

Para combater esta prática criminosa, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta quinta-feira (26/05), audiência pública em homenagem ao Maio Laranja, campanha criada para conscientizar que a defesa das crianças e adolescentes é uma causa de toda a sociedade.

O Maio Laranja é celebrado nacionalmente no dia 18 de maio, em alusão à morte de Aracelli, uma criança de 8 anos que foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente, e depois assassinada, no município de Vitória (ES). O crime aconteceu em 1973, porém os três acusados foram absolvidos pelo tribunal em 1991 e permanecem impunes até hoje. No ano 2000, a data 18 de maio se tornou oficialmente a data nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes com a Lei nº 9.970/2000.

A Audiência Pública da Câmara foi realizada por iniciativa da Mesa Diretora, e presidida pela Comissão de Políticas Públicas para a Infância, Adolescência e Juventude, sob a liderança do vereador Herbinho (União), presidente do colegiado. A primeira palestrante a usar a tribuna foi a secretária municipal de Turismo Cristiane Bacelar, que falou sobre o desafio do município de Camaçari em coibir estas ações criminosas em seu território, tanto em seus 42 km de praia quanto na zona rural do município, que é a maior parte do território. A secretária sugeriu que o município crie um número 0800 interligado com as redes de proteção à infância, além de outras campanhas estimulando que a população denuncie essas práticas criminosas sempre que tomarem conhecimento.

Em seguida a presidente da Rede Laço Branco, Patrícia Zapponi, utilizou a tribuna para expor os dados de sua organização sobre o tema, ressaltando que a exploração infantil é considerada um crime hediondo no Brasil, mas que sem a devida denúncia esses criminosos saem sempre impunes. “No Brasil, a maior parte das denúncias vem do Sul e Sudeste, enquanto que no Nordeste temos poucas notificações, por conta da cultura patriarcal e machista que ainda temos”, explicou. Zapponi ressaltou ainda a importância das famílias acreditarem em suas crianças, pois segundo ela, “muitas vezes as crianças tentam denunciar a familiares, mas a própria família não acredita nas palavras delas”, afirmou.

Também utilizaram a tribuna em uma rápida saudação a secretária de educação do município, Neurilene Martins; a técnica de referência em trabalho infantil da Diretoria de vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, Gildene Brito; a coordenadora do programa Prefeito Amigo da Criança, Janete Ferreira; a líder comunitária Bárbara Trindade; a psicóloga Manuela de Oliveira; a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari, Renoildes de Oliveira; e a secretária da Mulher de Camaçari, Fafá de Senhorinho.

Após a fala dos convidados foi aberto espaço para perguntas da plateia. O primeiro a perguntar foi Lameque Caraúna, que pontuou que seria importante a presença do Ministério Público e da Secretaria Municipal da Juventude na audiência. “Gostaria de pedir que este parlamento crie, junto com o Poder Executivo, uma Força Tarefa para fazer blitz nos estabelecimentos turísticos como hotéis, motéis e pousadas da orla”, pontuou. Já Sueli Fátima usou o espaço para fazer relatos sobre casos de agressões que os conselheiros tutelares sofrem quando estão fazendo seu trabalho e para reafirmar a importância da proteção de crianças e adolescentes. “Temos que exercitar outro olhar no trato diário com nossas crianças, pois sem dúvida estão matando estas crianças, moças e mulheres do seu futuro”, afirmou.

Em seguida a fala foi dada aos vereadores, sendo que usaram a tribuna os vereadores Tagner (PT), Vavau (PSB), Vaninho da Rádio (União) e Flávio Matos (União). Durante a sessão, a Câmara também concedeu Moções de Aplausos para a secretária Renoildes de Oliveira e à conselheira tutelar Caroline Paixão.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV