Lauro de Freitas: Última seletiva do Programa Integra Jovem segue até sexta-feira (27)

A iniciativa, que tem foco na qualificação profissional de estudantes do ensino médio com idades entre 15 a 17 anos

Até esta sexta-feira (27), os jovens que foram aprovados na primeira e segunda etapa do Programa Integra Jovem da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) de Lauro de Freitas, participam da sequência do processo seletivo. Desta vez, na terceira e última etapa, eles irão passar por uma entrevista social. A iniciativa, que tem foco na qualificação profissional de estudantes do ensino médio com idades entre 15 a 17 anos, tem aula inaugural prevista para início de junho, na Faculdade Unime. 

Acompanhada da mãe, Estefani Santos, de 15 anos, respondeu aos questionamentos feitos pela assistente social. O diálogo é realizado presencialmente na Estação de Cidadania (PEC 3000) localizada na Itinga, com horário de atendimento das 8h às 16h. A jovem é estudante no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação e está ansiosa para iniciar as aulas do curso de assistente administrativo. “Eu escolhi esse curso com foco no mercado de trabalho. É importante ter esse desenvolvimento, acredito que é um grande passo para mim”, disse.

Uma das perguntas feitas pelas assistentes sociais é: quais os motivos que levaram a escolha do curso?. Os jovens também foram orientados quanto aos horários, vestimenta adequada e sobre pendências na documentação. “A entrevista é para averiguar as informações passadas pelos candidatos na inscrição. O tempo que residem no município, se estão inscritas no Cadúnico e se estão referenciadas no CRAS”, frisou o secretário da Semdesc, Tito Coelho. 

De maneira calma e segura, Danilo Gomes, de 16 anos, tirou de letra a entrevista. O garoto estuda no Colégio Estadual Agostinho de Deus, na Itinga, e sonha em abrir sua barbearia. “Já passei por alguns processos seletivos, acho que vou ter êxito neste. Me inscrevi no curso de empreendedorismo para que eu tenha conhecimento adequado e possa iniciar meu próprio negócio”, falou entusiasmado. 

Ao todo, 349 estudantes se inscreveram, desse total 234 foram classificados e 200 serão contemplados até o final do processo. “Serão organizados em duas turmas, 100 estudantes serão contemplados para a primeira edição do programa prevista para início de junho e os outros 100 para a segunda edição com programação para o mês de novembro”, explicou Tito. 

O curso tem carga horária de 280h divididos em quatro módulos e com duração planejada para cinco meses. O Programa Integra Jovem possui eixos voltados para a formação nas áreas de tecnologia da informação, segurança de alimentos, administrativo e de empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram