Imagem da notícias

Camaçari: Festa do Divino em Abrantes reúne o prefeito e centenas de fiéis - LFTV

6 de junho de 2022

O prefeito Elinaldo Araújo compareceu ao evento e foi recepcionado pelo padre Edson Bahia, pároco da igreja.

Uma noite de celebração movida por adoração, fé e devoção. Essas são as principais combinações que marcaram a tradicional missa festiva do Divino Espírito Santo, que aconteceu neste domingo (5/6), na paróquia que dá nome à festa, em Vila de Abrantes, em frente a Praça da Matriz. O prefeito Elinaldo Araújo compareceu ao evento e foi recepcionado pelo padre Edson Bahia, pároco da igreja.

Na ocasião, o gestor do município pôde conhecer as dependências do Centro Paroquial e logo após participar da festividade. Ao lado da sua mãe, Dona Ana Araújo da Silva, o prefeito Elinaldo agradeceu ao convite. “É sempre uma alegria todas as vezes que venho em Vila de Abrantes, e para mim é uma honra celebrar este momento que é tão memorável para toda a comunidade católica da cidade e do país”, expressou o chefe do Executivo que ficou satisfeito ao ver a participação de centenas de fiéis da comunidade local.

Dom Dirceu de Oliveira, bispo da Diocese de Camaçari, responsável por presidir a missa explicou sobre a festividade. “Nós celebramos hoje a festa de Pentecoste, que é a vinda do Espírito Santo sobre o apóstolo e Nossa Senhora reunidos no cenáculo, então esse aspecto é primordial para nós católicos, pra nossa fé, porque é o espírito que conduz e ilumina, que nos ajudar a continuar a missão de Jesus”, expressou.

Segundo a comunidade católica, a festa é realizada todos os anos, 50 dias depois da Páscoa e após o Domingo da Ascensão do Senhor aos céus. A festa ainda acontece no dia de Pentecostes para celebrar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. Para algumas pessoas, também simboliza a descida do Espírito à humanidade.

O churrasqueiro, Josias dos Santos, 49 anos, trouxe a família para participar da festividade. “Esta festa tem uma grande importância pra nós cristãos, porque é a partir do batismo do Espírito Santo que passamos a fazer parte da igreja”, compartilhou o devoto.  

A Solenidade de Pentecostes é a festa da igreja, a festa que coroa a ressurreição de Cristo como centro da vida. Pentecostes é a festa do nascimento da igreja e a festa da Vida Nova dos que creem no Senhor Jesus e o segue como discípulo.

Para o padre Edson Bahia, a festividade é um marco símbolo para a comunidade local e o Brasil. “Esse é um festejo antigo na igreja toda, e para nós de Vila de Abrantes, é uma festa histórica, pois além de ser um festejo bíblico é uma celebração cristã. É também um marco para o Brasil inteiro, pois foi em Vila de Abrantes que aconteceu a primeira festa”, explicou.  

Durante a manhã deste domingo, ocorreu a alvorada, na sequência tiveram duas missas, uma com oração pelos enfermos, e outra pelas famílias. Às 12h30, aconteceu um almoço beneficente, e no turno da tarde, houve a festa de Pentecostes. As celebrações começaram no dia 27 de maio com a realização de novenários, missas, procissão pelas ruas da localidade, quermesse e demais atividades.

Ao longo do evento, padres das cidades de Aracaju (SE), Alagoinhas (BA), Candeias (BA) e Salvador (BA), participaram da festividade, além de autoridades municipais e também representantes da sociedade civil organizada.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV