Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Prefeitura adquire seis novos veículos para atender necessidades da saúde da população - LFTV

6 de junho de 2022

Quatro novas vans para o deslocamento de pacientes que fazem Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Um odontomóvel e mais uma van, desta vez, para os serviços do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Estes são os destinos dos seis novos veículos adquiridos pela Prefeitura de Lauro de Freitas. A entrega dos equipamentos móveis foi feita à Secretaria Municipal de Saúde (SESA), pela prefeita Moema Gramacho, neste sábado (4).

A gestora destaca que os seis veículos novos são locados, mas que estão à disposição para atender as necessidades da saúde. “As vans para o TFD não seria obrigatório, porque só é exigido pela lei para tratamentos há mais de 50 km da origem do cidadão, mas mesmo com uma distância menor, temos este compromisso de atender a população que faz hemodiálise ou radioterapia, para garantir mais conforto nas idas e vindas de tratamentos fora domicílio”, relatou Moema.

Em Lauro de Freitas, 289 pessoas foram cadastradas pelo TFD em 2022. Deste total, 260 utilizam o transporte da saúde para o deslocamento até os locais de tratamentos, dentro do próprio município e em Salvador. Dentre as patologias assistidas estão pacientes renais crônicos, oncológicos, com lúpus e os que necessitam de fisioterapia.

Sobre o odontomóvel, a prefeita Moema Gramacho ressalta que o veículo vai facilitar o acesso aos serviços de saúde bucal. “O odontomóvel permite fazer a busca ativa, porque vai para onde o povo está, para fazer diagnósticos e tratamentos dentários. A unidade móvel também de orienta para outros equipamentos odontológicos, que são os postos de saúde com esse atendimento, o Centro Especializado Odontológico, localizado na Itinga, e o pronto socorro odontológico que fica aqui na Unime, junto com a Secretaria Municipal de Saúde e outras unidades”.

 O caminhão do odontomóvel está equipado com um consultório climatizado completo e uma sala de armazenamento de materiais. O secretário municipal de Saúde, Augusto Cesar Pereira, destaca o cuidado com a população de Lauro de Freitas. “A partir da próxima semana, o odontomóvel já começa a funcionar, inicialmente, pela região de Areia Branca e Quingoma. Hoje é um dia de realizações, com a entrega dos seis veículos, o que faz a nossa saúde avançar mais e mais”, disse.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV