Imagem da notícias

Esporte: Bruna Takahashi iguala melhor campanha do tênis de mesa feminino do Brasil no Circuito Mundial e fica com o bronze em Lima - LFTV

21 de junho de 2022

Bruna Takahashi está se firmando cada vez mais como uma das melhores mesa-tenistas do mundo. A brasileira (19ª colocada no ranking mundial) brilhou no WTT Contender Lima, no Peru, ao ter alcançado a semifinal da competição e ter fechado a sua participação com a medalha de bronze do torneio individual feminino. Com a campanha encerrada neste sábado (18), a atleta voltou a colocar o Brasil no Top 3 de um campeonato feminino do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, algo que não ocorria desde 2017.

Na capital peruana, Bruna repetiu um feito que não era alcançado por brasileiras desde a disputa do Aberto do Brasil (competição ainda no antigo formato do Circuito Mundial), que aconteceu em São Paulo (SP) em 2017. Na ocasião, a própria Bruna alcançou a semifinal do torneio. Além dela, Lin Gui também chegou a um jogo da decisão no evento em solo paulistano. Caroline Kumahara e Lígia Silva foram as outras brasileiras que alcançaram esta fase em competições do Circuito.

Outras cinco brasileiras chegaram a ser finalistas do Mundialito, competição que era disputada no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, mas ainda não fazia parte do Circuito Mundial nos moldes atuais: Edna Fujii, Carla Tibério, Monica Doti, Lyanne Kosaka e Lee Yen Hua.

No dia, Bruna foi à mesa em duas ocasiões para ficar com a medalha em Lima. Primeiro, a brasileira entrou em ação diante da norte-americana Lily Zhang (43ª) pelas quartas de final e não deu chance para a adversária respirar. Ela foi arrasadora e aplicou 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/5 e 11/5. Na sequência, pelas semifinais, Takahashi fez grande jogo diante da alemã Nina Mittelham (16ª), mas acabou batida por 4 a 2 (7/11, 12/10, 6/11, 11/9, 11/13 e 9/11).

Quartas de final: Bruna Takahashi 3 x 0 Lily Zhang (Estados Unidos)

No jogo contra Lily Zhang (43ª), que lhe valeu a classificação para a semifinal do WTT Contender, Bruna Takahashi foi soberana. Ela começou abrindo 4 a 0, confirmando os serviços e dificultando a recepção da adversária. Logo o placar já marcava 7 a 1 e, apesar de uma pequena reação da norte-americana, ela soube administrar para fechar em 11 a 6.

Bruna continuou dominante na mesa na segunda parcial. Seguiu dificultando a defesa de Zhang e conseguiu uma série de pontos consecutivos da metade para o final, desta vez fechando em 11 a 5. O terceiro set até começou equilibrado, com a norte-americana conseguindo defender melhor. Mas, Bruna mudou novamente o panorama e foi arrasadora na segunda metade da parcial, repetindo o placar do set anterior e fechando em 3 a 0.

Semifinal: Bruna Talahashi 2 x 4 Nina Mittelham (Alemanha)

Bruna Takahashi teve um início interessante de jogo, abrindo uma vantagem inicial, que acabou eliminada pela europeia durante as trocas. Com a partida equilibrada, o placar seguiu empatado até o 7 a 7, quando Nina se impôs e se desgarrou no set, 11 a 7 para ela.

A sequência do jogo foi semelhante à metade do inaugural, com equilíbrio. A alemã foi a primeira a conseguir uma boa vantagem na partida ao abrir 7 a 3. Bruna conseguiu uma ótima recuperação ao igualar o placar em 9 a 9. O desempenho da brasileira seguiu muito bom, o que a proporcionou a vitória por 12 a 10.

A parcial seguinte foi muito favorável para a alemã. Nina conseguiu encaixar a maioria das suas tentativas, chegando a abrir 8 a 1 no game. A paulista ainda equilibrou as ações, mas não foi efetiva em evitar o revés por 11 a 6.

No quarto set, o contrário foi visto em Lima. A brasileira teve um grande início, que a fez abrir 6 a 1 no jogo. Nina melhorou nas iniciativas e, com isso, encostou no placar (6 a 5), forçando o pedido de tempo da atleta do Brasil. A europeia chegou a primeira vantagem na parcial no 8 a 7, mas Bruna reverteu a situação e alcançou uma vibrante virada por 11 a 9. Empate do Brasil no confronto.

Muito equilíbrio na sequência do duelo. As mesa-tenistas variavam na liderança do quinto set, e o marcador insistentemente apresentava o empate. A alemã teve dois sets points, que foram salvos por Takahashi. Com o psicológico a favor, Bruna chegou a virar a partida, porém não teve sucesso em fechar, algo que a europeia fez bem no seu terceiro set point. Ao final, 13 a 11 para Nina.

A paulista teve um grande início no game seguinte. Apresentando um grande tênis de mesa, ela chegou a aplicar 6 a 2 na alemã. Em uma sequência de ótimos ralis entre as adversárias, a diferença acabou eliminada pela mesa-tenista da Alemanha. O jogo ficou empatado por um bom tempo, mas, no momento decisivo, Nina foi efetiva e fechou em 11 a 9. Triunfo de 4 sets a 2 para a europeia.

“Faltou pouco nessa semifinal. Esse jogo foi de um nível alto, as duas jogadoras mudaram a tática várias vezes durante a partida. Não foi fácil achar o ritmo certo para a Bruna, mas ela conseguiu também várias boas fases. Pequenos detalhes não permitiram a ela sair com a vitória, mas a entrega dela foi boa, jogando agressiva e botando pressão sobre a Nina. Sempre é difícil perder, mas alcançar a semi é um bom resultado. Dá para ver a evolução da Bruna, melhorando bastante. Parabéns para ela primeiro e também para os técnicos que trabalham com ela diariamente, Paco, Hideo e Kazu”, disse Jean-René Mounié, consultor técnico da CBTM, que esteve na área técnica no jogo da semifinal.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV