Imagem da notícias

Vila de Abrantes: Praça da Matriz é inaugurada e movimenta comércio - LFTV

21 de junho de 2022

O principal cartão-postal de Vila de Abrantes, que é a nova Praça da Matriz, foi entregue oficialmente à comunidade na noite desta segunda-feira (20/6) em clima de festa. Logo após passar por obras de requalificação em toda a sua estrutura, a população tem aproveitado para desfrutar dos elementos recreativos que compõem o espaço, bem como reunir a família e amigos, o que tem contribuído para fomentar e movimentar o comércio local, e possibilitar que os comerciantes complementem a sua renda. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e autoridades municipais.

Stella Oliveira, 42 anos, comercializa seus lanches há 3 anos no entorno da praça. Para ela, a reabertura do equipamento representa novas oportunidades de emprego para a comunidade. “Essa abertura para a gente é muito importante, pois o comércio estava devagar e o acesso aos pedestres não tinha. Com essa abertura, a gente alavanca o comércio e abre a oportunidade para ter novos empregos e a nossa expectativa fica ainda melhor”, pontuou.

O prefeito Elinaldo Araújo percorreu as dependências da praça e durante seu pronunciamento relembrou os esforços realizados na localidade. “Toda vez que venho para Vila de Abrantes, sinto essa energia positiva. Tenho um carinho muito grande por essa comunidade. Tivemos que organizar Abrantes, entregamos equipamentos de saúde e asfaltamos várias ruas. Agradeço a Deus e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho”, citou o gestor.

Durante a abertura do evento, o público presente pôde prestigiar apresentações culturais do Trio Luiz do Baião, do grupo Live Dance; do Swing Baiano, com professor Hans Lomanto; do grupo de capoeira Engenho, com mestre Grandão; e do projeto de futebol JBFC (João Barbosa Barcelona).

Tatiane Byrne Costa, 39 anos, mora em Abrantes há 9 anos, aproveitou a companhia da mãe, Dionizia Ferreira, para prestigiar a praça. “Gostei muito de ver essa reforma, porque vai proporcionar um acesso mais livre. Podemos usufruir de uma maneira mais segura do espaço. Tudo muito lindo, muito caprichoso, o parquinho então, eu gostei muito. Meu filho vai poder usar bastante o parque e o outro filho, a pista de skate. Vamos poder tirar a nossa selfie, nossa foto em família. Vai ser muito bom. No sábado e domingo, não vamos poder deixar de passar por aqui”, compartilhou a munícipe.

A praça possui uma área ampla de 8,2 mil metros quadrados e com a revitalização passa a ser composta por quiosques comerciais, anfiteatro, quadra poliesportiva, uma das primeiras quadras públicas do município a receber piso modular em sua infraestrutura, academia ao ar livre com aparelhos de ginástica, pista de cooper, parque infantil, skate park, fonte luminosa, paisagismo, pergolado, iluminação em LED e estacionamento. Para a reforma do equipamento público, foram investidos um pouco mais de R$ 2,7 milhões, por meio do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari.

À frente das benfeitorias realizadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, compartilhou o sentimento em ter mais uma obra entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano. “Quanta felicidade e emoção em fazer parte desse momento tão significativo para Vila de Abrantes, que hoje recebe uma praça reestruturada. A nossa gestão tem entregado diversas praças integrativas que unem o esporte, lazer, fortalece o comércio e a mobilidade urbana. A Praça da Matriz é um grande exemplo disso”.

Esqueitista há quatro anos, o estudante Roberto Britto, 18 anos, aprovou a nova pista de skate park. Contente com o resultado da estrutura, o jovem afirmou que poderá aperfeiçoar a sua performance com os treinos na praça. “Agora vai ficar muito melhor, pois nós temos onde treinar, um local para ficar com os amigos, brincar e se divertir. Antes nós não tínhamos e agora nós temos uma pista quase olímpica”, comentou ao lado dos amigos.

José Alves, 72 anos, aposentado, que mora há mais de 25 em Vila de Abrantes, fez questão de visitar a praça e trazer a neta Elloah Victoria Andrade, 7 anos, para brincar no espaço. Para ele, o equipamento está de cara nova. “Depois que Elinaldo chegou, eu só vi melhora no bairro. A praça está muito bonita. O quiosque vai ajudar no comércio, fica organizado e agora, a praça está mais bonita ainda com essa requalificação”, dividiu.

*Investimentos*

Em Vila de Abrantes, a prefeitura pavimentou no decorrer dos últimos anos mais de 40 ruas, que resultaram em mais de 10 quilômetros (km) de malha asfáltica e a administração dá continuidade com intervenções importantes no distrito, como a obra de macrodrenagem na Rua Lagoa Branca, em Cajazeiras de Abrantes.

Também foi requalificado o Centro Cultural de Vila de Abrantes, a antiga Biblioteca Ler é Preciso. As obras tiveram início em outubro de 2021 e o espaço foi entregue repaginado oficialmente à comunidade em maio de 2022. As unidades escolares passaram por reforma, executadas ações de tapa-buraco, limpeza de fossa e canais, manutenção no sistema de drenagem, execução de passeios, contenções, melhoramento e dentre outros serviços em diversos logradouros.

Marcaram presença no evento, do vice-prefeito José Tude; as deputadas estaduais, Mirela Macedo e Kátia Oliveira; secretários municipais; representantes do poder Legislativo e sociedade civil organizada.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV