Imagem da notícias

Profissionais do Hospital Espanhol levam música junina para pacientes - LFTV

23 de junho de 2022

Pelo terceiro ano consecutivo, profissionais do Hospital Espanhol, com o apoio da equipe de musicoterapia, realizam o “Forró do EspanhÓ”, na semana do São João, levando música e alegria juninas para pacientes.

No Nordeste, São João é festa magna. Para quem é do interior dos estados nordestinos, esta é a melhor época do ano. E para quem é do interior, ou até mesmo da capital, e está longe de casa e da família, em isolamento, em internação no Hospital Espanhol para tratamento da Covid?… Sabendo que depois de dois anos sem festa, a programação voltou com todo o gás. É duro. É triste. Pensando neste cenário emocional, os profissionais do HE realizaram, na semana do São João, o “Forró itinerante do EspanhÓ”.

Cerca de 20 profissionais da Unidade, de diferentes especialidades, caracterizados com adereços juninos, acompanham a banda “Música Une” – formada também por profissionais do HE – que é coordenada pelo musicoterapeuta Marcos Barbosa, visitando leitos e setores do Hospital. A música se tornou um marco de humanização no maior, e hoje único, Centro de Tratamento Covid da Bahia. Desde maio de 2020, quando o hospital foi reaberto, a musicoterapia é praticada no HE para pacientes e colaboradores.

O forró itinerante já aconteceu nos dois anos anteriores. Mas este ano teve sabor especial com direito à composição de uma música para o evento. E o autor do hino ao São João do paciente internado foi o próprio Marcos Barbosa que coordena a musicoterapia. “Esta música é o símbolo do trabalho que fazemos diariamente com os pacientes: tentar tirar um sorriso daquele que está chorando e sofrendo. A letra fala exatamente da motivação para a volta ao lar. É o que todos desejamos! O ritmo é de forró para alegrar o período junino e embalar a visita da banda e do grupo aos leitos dos pacientes e setores dos nossos colegas. O sorriso de um paciente é a moeda de troca do nosso trabalho” – explicou o musicoterapeuta.

A Diretora-Geral do Hospital Espanhol, Sílvia Herranz, ressalta que o projeto de musicoterapia faz parte da rotina dos pacientes internados, sendo uma aliada importante no tratamento. “Comemoramos o São João no HE, a maior celebração nordestina do ano, ofertando um pouquinho de alegria para aqueles que não poderão brincar com a família. Após dois anos sem os festejos juninos de rua, a abordagem afetiva faz com que o lúdico e descontraído seja efetivo, remetendo as memórias dos pacientes internados para além do espaço hospitalar” – disse ela.

E foi exatamente desta forma que sentiu o comerciante Vitalmiro Cardoso do Rosário, 52 anos, internado no HE desde o dia de Santo Antônio, 13 de junho, ao receber um forró de São João no seu leito 611 da Enfermaria 6C: “Por alguns instantes eu me senti fora daqui! O pessoal é bom, prestativo, me trata muito bem… mas este forró me deixou emocionado!” Ele que mora em Camaçari/BA, região onde tem muitas festas juninas.

“Dá licença! Hoje é o dia da colheita e viemos colher o seu sorriso.”

Esta é a saudação de chegada do grupo do forró itinerante a cada local do Hospital. Ele percorre todas as enfermarias com seus 80 leitos que estão com uma média ocupacional de 26% e as UTIs, também com 80 leitos totais e taxa de ocupação média em 41%. Para todos os locais a apresentação somente acontece se autorizada pelos pacientes. Nas UTIs, o grupo permanece na porta e corteja os colegas de plantão. O acesso não ocorre, em respeito e preservação do ambiente para os pacientes intubados. Na UTI 2, onde não havia paciente em intubação, o grupo entrou com um clima mais suave, tocando e cantando baixinho, atendendo à permissão e vontade daqueles que lá estavam.

Na UTI 6, o grupo ficou na parte de fora, no corredor, onde até improvisou uma quadrilha. E uma das enfermeiras da unidade, externou surpreendida: “Me pegaram de surpresa! A equipe de musicoterapia veio alegrar o nosso plantão. Ainda não estamos livre da Covid, mas, como bons baianos, estamos retomando com precaução os festejos juninos. Agradeço ao INTS por este momento de alegria e descontração no nosso ambiente de trabalho!”

A música é ponto forte da humanização do HE e do forró também. Mas os personagens juninos caracterizados também fazem parte do grupo. Tem noivo, noiva e padre – para o casamento na roça, tem rei e rainha do milho, tem capas e máscaras cirúrgicas customizadas e tem paçoquinha para adoçar o São João no hospital de quem pode comer um docinho.

Como ninguém é de ferro e as comidas juninas são muito apreciadas no paladar dos nordestinos, o destino final da viagem musical itinerante é o refeitório do HE. Lá, a noiva junina e Coordenadora de Nutrição do HE, Aline Luquini, e sua equipe recebem o grupo com uma mesa caprichada e variada dos quitutes deliciosos. Neste momento, os colaboradores relaxam, interagem e agradecem a oportunidade pelo trabalho bem-feito com dedicação, amor e humanização. Viva São João!

“O Forró Itinerante, tradição do HE, toma conta dos nossos corações nordestinos e contagia todos os colaboradores. Com a intenção de comemorar de forma responsável, a equipe interagiu, descontraiu e curtiu o momento, além de valorizar uma das grandes tradições nordestinas, que é o São João” – concluiu Sílvia Herranz, diretora-geral do Hospital Espanhol.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV