Imagem da notícias

Dica: Veja como se programar e calcular as férias sem perder o controle das finanças - LFTV

30 de junho de 2022

Muitos profissionais enfrentam dificuldades em programar as férias na empresa. No entanto, para que este não se torne um problema no ambiente de trabalho, é importante traçar um planejamento estratégico para que seja possível aproveitar esse período da melhor forma.
 
Atitudes simples, como se organizar semanas e até meses que antecedem o período jocoso, podem favorecer o funcionário ao solicitar as férias. O primeiro passo é se certificar de que já é possível solicitá-las ao empregador, explica André Luís Barbosa dos Santos, contador e presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA). O contador destaca que, de acordo com a lei trabalhista, o empregado pode tirar um período de até 30 dias de férias após um ano de trabalho.
 
Aqueles que trabalham sob o regime da CLT têm direito a um adiantamento de férias. Sendo assim, antes do período de descanso se iniciar, os trabalhadores devem receber o salário bruto somado a um terço desse valor. Para quem soma horas extras, é necessário acrescentar o valor por hora, destaca André Luís Barbosa.

O presidente do CRCBA ressalta ainda que é possível dividir as férias em diferentes momentos do ano, no entanto, o cálculo muda um pouco. Para chegar ao valor que o trabalhador deve receber, basta multiplicar o quanto se ganha por dia trabalhado pelo número de dias de férias. Sobre o resultado alcançado, também será somado um terço de bônus.
 
Em relação às férias proporcionais, o empregado deverá receber o valor proporcional ao período trabalhado. O contador esclarece que para se chegar ao valor, o salário bruto deve ser dividido por 12 e em seguida multiplicar o resultado obtido pelo número de meses trabalhados. Além disso, no fim, deve ser acrescentado um terço do valor e descontados os impostos.
 
O empregador deve pagar as férias dos funcionários com pelo menos dois dias de antecedência do começo do período de descanso. No entanto, o empregado receberá um salário menor no mês seguinte, já que houve um adiantamento no período de férias. “É imprescindível se organizar e ter um bom planejamento em mãos mesmo para tirar férias, pois se evita dor de cabeça e o descontrole das finanças”, finaliza André Luís Barbosa.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV