Imagem da notícias

Oportunidade: Curso de Operações Táticas Especiais da COE tem início neste mês - LFTV

1 de agosto de 2022

TAF e THE terão candidatos de nove instituições policiais do Brasil

A Coordenação de Operações Especiais (COE) iniciará, nesta segunda (1º), a etapa dos Testes de Aptidão Física (TAF), Testes de Habilidade Específica (THE) e entrevista, todos de caráter eliminatório e classificatório, para selecionar os novos candidatos que integrarão o oitavo Curso de Operações Táticas Especiais (Cote). 

Para esta edição, foram disponibilizadas 55 vagas, sendo 45 para a Polícia Civil da Bahia e dez para o público externo: membros das forças de segurança pública e de defesa. Estão inscritos 52 candidatos para o Teste de Aptidão Física. Entre eles, estão policiais federais e rodoviários federais, policiais militares da Bahia e policiais civis de Bahia, Pará, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. 

Os TAF e os THE têm o objetivo de atestar a capacidade física do candidato, de maneira que ele tenha o mínimo de condicionamento necessário para a realização do curso de longa duração – conforme explica o coordenador de operações da COE, Douglas Pithon. “O Cote terá uma altíssima exigência física e psicológica e, por isso, é necessário iniciar o processo com policiais aptos fisicamente. O objetivo é capacitá-los ao atendimento de ocorrências de alta complexidade, dentro do trinômio de operações: complexas, difíceis e incomuns”, pontuou. 

Os THE avaliam habilidades como subida de corda, transporte de cargas, flutuabilidade e apneia. “O curso será dividido em quatro etapas: rústica, técnica, tática policial e operações. Terá longa duração, em regime de internato integral”, conta Pithon, que ressalta: a conclusão média de aprovados nesse curso é de 20%. Ou seja, 80% dos candidatos pedem para sair ou são desligados por motivos técnicos. 

A exigência se justifica, pois a COE representa a última linha de intervenção na esfera da polícia judiciária. O curso tem o objetivo de formar os policiais para operações de altíssimo risco e aumentar o grau de capacidade afetivo, psico-motor e cognitivo dos alunos. “Faremos intercâmbio com várias unidades policiais que são referência: Ciosac/PE; Core/RJ; DOE/DF; GT3/GO e COT/DF”, destacou o coordenador de operações. 

A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, destacou que a alta exigência do Cote resultam em profissionais de altíssima qualidade para a Polícia instituição. “A COE está prestes a iniciar mais uma capacitação e formação, que permitirá que fechemos este ano de 2022 com a Coordenação ainda mais robusta, com servidores que possuem tanto a capacidade física quanto a disponibilidade psicológica e emocional para este trabalho, que é único”, ressaltou. 

A primeira edição do Cote aconteceu no ano de 2001. Desde então, foram realizados outras sete, totalizando 110 formados, entre policiais civis da Bahia e de outros estados, militares, federais, rodoviários federais, representantes do Exército, integrantes da Força Aérea Brasileira e fuzileiros navais. O curso, que em 2022 terá 15 semanas, qualifica também o aluno a atuar em áreas conflagradas de alto risco e no resgate de reféns, no contexto de gerenciamento de crises.  

Os TAF, THE e a entrevista, todos de caráter eliminatório e classificatório, irão ocorrer nos dias 1º e 2º de agosto de 2022, na COE, que fica na Praça Gago Coutinho, em São Cristóvão. Os candidatos deverão apresentar-se no dia previamente estabelecido para a entrevista, portando documento funcional que comprove ser integrante de carreira de sua instituição. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV