Imagem da notícias

Salvador: Loteamento Aquarius recebe Feira de Economia Solidária - LFTV

12 de agosto de 2022

Exposição é fruto de parceria entre ACEB e Cesol Salvador

A próxima Feira de Economia Solidária promovida pelo Cesol Salvador e Instituto Casa da Cidadania em parceria com a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) começa nesta sexta-feira (12) e segue até domingo (14), das 10h às 20h, no Loteamento Aquarius, na Pituba. A exposição tem o intuito de propagar a produção da economia solidária da Bahia, escoar os produtos beneficiados pelos grupos socioprodutivos e ampliar o faturamento de empreendimentos econômicos solidários assistidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) ligados à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre). A participação dos expositores é gratuita, ou seja,  os empreendedores não pagam para participar do evento. Outras edições estão confirmadas para os dias 19 a 21 de agosto no Farol da Barra, 9 a 11 de setembro no Largo da Mariquita e 16 a 18 de setembro (local a confirmar).

Segundo a coordenadora de empreendedorismo e ação social da ACEB, Anne Cristina Nogueira, um dos diferenciais das Feiras de Economia Solidária é que apenas produtos produzidos pelos(as) próprios(as) empreendedores(as) podem ser comercializados. “Isso significa que as delícias gastronômicas, peças de artesanato, moda e acessórios disponíveis para compra no local não podem ser industrializados”, explicou. Toda a produção é baseada na ideia de colaboração, solidariedade e coletividade. Por isso, as relações entre produtores e consumidores são mais justas do ponto de vista social e sustentáveis pelo lado econômico e ambiental quando comparadas com a economia tradicional e competitiva que domina o mercado. 

Na edição deste fim de semana no Imbuí, os torcedores do Bahia que comprarem qualquer item na Feira concorrerão a uma camisa oficial do time autografada pelo eterno ídolo do tricolor, o ex-jogador Marcelo Ramos, vice-presidente da ACEB. O sorteio será realizado no Dia dos Pais (domingo) e a camisa será entregue ao vencedor pelo próprio artilheiro. “A ACEB, que sempre incentivou o empreendedorismo, a educação, o esporte, a preservação ambiental e a responsabilidade social, também abraça a economia solidária”, frisou Marcelo Ramos.

As Feiras de Variedades realizadas pela ACEB também se destacam por seu caráter inclusivo, já que entre as expositoras há mulheres que sofreram violência doméstica, mães de autistas e de crianças com Síndrome de Down, desempregadas e aposentadas que precisam complementar a sua renda, entre outras. 

Segundo a coordenadora de inovação e fomento à economia solidária da Setre, Mércia Porto Barata, as Feiras de Economia Solidária promovidas pela Cesol são realizadas de forma participativa, coletiva e autogestionária, com a finalidade de apoiar empreendimentos e organizações capazes de operar a partir de uma perspectiva emancipatória. “A Feira deste final de semana é uma das 100 que integram o projeto de um edital”, destacou.

O Cesol é um espaço multifuncional onde acontecem ações de intercâmbio cultural, formação e articulação de ideias para a busca de alternativas de comercialização de produtos. Já a ACEB é uma entidade sem fins lucrativos que, além de incentivar o empreendedorismo, promove iniciativas voltadas ao desenvolvimento da educação, do esporte, da cultura, do lazer e do meio ambiente; apoia ações de valorização profissional e de responsabilidade social. Informações sobre as Feiras de Variedades da ACEB podem ser solicitadas pelo telefone (71) 99129-8237.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV