Imagem da notícias

Ministro responde Lula após ser acusado de ter entrado em hospital somente para "vender plano" - LFTV

6 de maio de 2020


O ministro da Saúde, Nelson Teich, respondeu a um tuíte do ex-presidente Lula, no fim da noite desta terça-feira (5), após o petista acusá-lo de não ter tido contado com a rede pública de saúde e só entrar em hospitais para “vender plano”.

Teich se defendeu e respondeu que a “propagação de desinformação” é uma das questões mais difíceis em relação à Covid-19. Em sua defesa, o ministro alega ter iniciado a sua carreira no Sistema Único de Saúde (SUS), há 38 anos.

Logo outros usuários notaram o equívoco do ministro, já que o atual modelo de SUS só foi criado efetivamente em setembro de 1988 – 31 anos atrás. Teich agradeceu e corrigiu à citação: “Obrigado pela observação. Quis dizer Sistema Público de Saúde de 1981”.

Assim que foi anunciado como substituto do ministro Luiz Henrique Mandetta, que ganhou notoriedade e foi demitido por Bolsonaro por discordâncias em relação às medidas de distanciametno social, um vídeo de 2019 de Nelson Teich em uma palestra, voltou a circular. Nele, o chefe da pasta da Saúde, diz que “escolhas são inevitáveis”, em uma fala que explica a diferença no impacto econômico entre optar por salvar a vida de um paciente jovem, ao invés do idoso.

“O mesmo dinheiro que eu vou investir é igual. Só que essa pessoa é um adolescente que vai ter uma vida inteira pela frente, e a outra é uma pessoa idosa que pode estar no final da vida. Qual vai ser a escolha?”, questionou.

Em um vídeo para o canal Grupo Oncologia Brasil, Teich questiona o gasto com equipamentos de saúde, como respiradores, essenciais para tratar pacientes com a Covid-19 em estado grave. Na ocasião, ele diz que o “volume de dinheiro” utilizado foi muito maior do que seria, caso “tivesse parado” para analisar a situação particular do país, em comparação com outras nações afetadas.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV