Lauro de Freitas: Casa do Trabalhador realiza seleção e atrai dezenas de pessoas em busca de oportunidade no mercado

Na sexta-feira (23), em Lauro de Freitas, nem o tempo chuvoso foi capaz de desmotivar os 99 candidatos triados pela Casa do Trabalhador para participar do processo seletivo que pretende inserir 33 deles no mercado de trabalho profissional. Entre bate-papos e apresentações de currículos utilizando dinâmicas psicológicas, os postulantes a vagas de uma grande rede varejista se empenharam para se destacar e mostrar seu potencial.

De acordo com o coordenador de Trabalho e Emprego da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Rogério Jardim, as vagas são para as áreas de vendas, caixa, fiscal de loja e administrativo. “Essas pessoas foram triadas pela nossa equipe da Casa do Trabalhador, usando os pré-requisitos solicitados pela empresa contratante. Enviamos para cada um uma carta convite para participar do processo seletivo que foi dividido em duas etapas: uma prova escrita e uma apresentação do currículo oral”, disse.

Em busca do primeiro emprego, a jovem Taila Santos, de 18 anos, faz planos para ajudar no orçamento da família. “Na minha casa, atualmente, só minha mãe está trabalhando. Se eu conseguir esse emprego será uma renda extra para ajudar nas despesas”, disse. Para Fabiana Santana, de 20 anos, a experiência como auxiliar de vendas é um diferencial. “Muitos que estão aqui ainda não tem experiência, eu estou em vantagem”, falou otimista.

Rogério conta que a Casa do Trabalhador está atualizando a catalogação de todas as empresas do município. “A intenção é criar parcerias e incentivos para que estas empresas contratem os profissionais que residem em Lauro”, disse.

Reforma quase pronta

Atualmente, a Casa do Trabalhador passa por reforma com previsão de conclusão para este semestre. O equipamento, localizado no Centro de Lauro de Freitas, funcionará em breve como um espaço voltado exclusivamente para a realização de cursos de qualificação profissional permanente, com foco na formação de mão de obra qualificada e de acordo com as novas exigências do mercado de trabalho.

Até a conclusão das obras, os moradores de Lauro de Freitas continuam contando com o serviço de intermediação de mão de obra, e podem enviar currículos para o e-mail casadotrabalhador@laurodefreitas.ba.gov.br ou entregar de maneira física na Setrel, no Centro de Administrativo de Lauro de Fretas (CALF).

“A Casa do Trabalhador vai cuidar exclusivamente da qualificação profissional, seja por meio de ações próprias ou em parceria. O novo equipamento passará, portanto, a ser um espaço estratégico de nossas políticas de qualificação profissional, voltada para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente”, ressaltou o secretário da Setrel, Wilson Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram