Mundo: Jeep lança para-brisa com o mesmo vidro resistente do iPhone

Vidro utilizado em smartphones promete 3 vezes mais resistência a quebras e rachaduras por pedras no off-road

A Jeep anunciou uma novidade curiosa para a linha 2021 do Wrangler e da picape Gladiator nos Estados Unidos. Ambos os modelos agora podem vir de fábrica com para-brisa feito de vidro Gorilla Glass, mesmo material utilizado em alguns modelos de iPhone e em outros smartphones de última geração. A promessa é de que o para-brisa seja três vezes mais resistente a quebras e rachaduras na comparação com um vidro convencional.

O para-brisa Gorilla Glass é um opcional para os dois modelos e está disponível nas versões Sport S, Sahara, Overland, Rubicon e Mojave pelo preço adicional de 95 dólares – uma pechincha na comparação com outros opcionais, como pintura metálica (245 dólares) e estribos laterais (975 dólares). Fabricado pela empresa Corning, o para-brisa especial combina uma mistura de óxido de cálcio e hidróxido de sódio a uma camada interna ultrafina de vidro Gorilla Glass e outra camada externa 52% mais espessa.

O principal benefício é a maior resistência do para-brisa a lascas e rachaduras provocadas pelo arremesso de pedras em percursos off-road, habitat preferido dos dois modelos da Jeep. O novo vidro opcional de fábrica é uma evolução do para-brisa Mopar com Gorilla Glass, lançado há três anos como item de reposição para o Wrangler nos EUA.

Mesmo mais resistente, o vidro especial consegue ser entre 30 e 40% mais leve que para-brisas convencionais, atributo que pode auxilar na redução de consumo e emissões. Outra vantagem é que o para-brisa Gorilla Glass permite menor distorção e maior área para projeção de imagens do head-up display – este item, entretanto, não está disponível para os Jeep Wrangler e Gladiator. Além de para-brisas, a Corning possui em seu portfólio automotivo linhas de vidros resistentes para aplicação em janelas laterais, vigia traseira, teto solar e centrais multimídia.

Fonte: Revista Carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram