Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Com a entrega de certidões de nascimento, SEJU leva mais cidadania ao bairro de Portão - LFTV

18 de agosto de 2021

Para garantir acesso à cidadania, a Secretaria Municipal de Juventude (SEJU) iniciou a entrega de certidões de nascimento, nesta terça-feira (17), para moradores do bairro de Portão. A ação, realizada na Creche Ana Montenegro, em Vila Nova de Portão, faz parte do projeto municipal “Pega a Visão” e conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS).

De acordo com Renildo Cabral, secretário da Seju, a iniciativa de facilitar a emissão do documento faz parte de uma avaliação social feita no bairro. “A falta de documentos básicos, como certidão ou RG, prejudica o acesso do cidadão a necessidades que vão desde a contratação em um emprego e realização de cursos, a serviços de saúde e outros. Ter documentos é necessário para tudo e por isso estamos facilitando esse serviço para os munícipes”, destacou.

Bruna Brito, 27 anos, ficou sabendo da ação através do grupo de WhatsApp da creche onde seu filho estuda. “A minha certidão é muito antiga e eu já precisei fazer outra. Quando vi a notícia da ação no grupo, entrei em contato para conseguir tirar a minha segunda via. Foi tudo muito facilitado, não precisei nem sair de casa, a secretaria pegou meus dados e realizou todo o processo”, relatou a moradora de Portão.

Para Michele dos Santos, 26 anos, receber uma nova certidão de nascimento sem muita burocracia é uma vantagem muito grande. “Primeiro eu queria fazer a segunda via do meu RG, mas quando fui passar minha certidão, verificamos que ela estava rasurada e precisava fazer outra antes do RG. Agora vou encaminhar para fazer o outro documento, porque esse já está em mãos”, disse. A emissão da 2ª via do RG de Michele já está sendo encaminhada pela Seju.

A emissão de certidão de nascimento e de carteira de identidade, através do projeto “Pega a Visão”, é totalmente gratuita. A Secretaria Municipal da Juventude se responsabiliza por todos os processos, com foco na promoção dos direitos do público jovem. A ação irá percorrer outros bairros.

Para ter acesso ao serviço, o requerente informa sua necessidade no WhatsApp da SEJU (71 3288-8769) e a Secretaria encaminha o agendamento no SAC, em caso de confecção do RG, além de levar o jovem até um dos postos para pegar o seu documento. A solicitação de certidão é encaminhada para SJDHDS e a entrega é feita pela administração municipal.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV