Imagem da notícias

Camaçari: Audiência Pública aponta turismo como atividade econômica prioritária para o futuro - LFTV

10 de setembro de 2021

Encontrar o melhor caminho para fomentar a atividade turística no município dentro das limitações e cuidados exigidos para um cenário pós-pandêmico foi o foco da Audiência Pública realizada pela Câmara de Camaçari, na manhã da quinta-feira (09). A proposta do debate foi uma iniciativa do vereador Júnior Borges (DEM), presidente da Casa Legislativa.

O proponente abriu o evento destacando a importância de compreender que o momento exige agilidade na tomada de decisões relativas à atração de renda para o município. “Durante muito tempo focamos os nossos empregos e rendas na indústria e foram anos de muita prosperidade. Mas precisamos mudar o foco da nossa atuação e o turismo é um caminho viável e de grande potencial”, defendeu.  O parlamentar ainda citou locais que podem fazer parte da programação turística da cidade. “Temos o Parque das Dunas, o Morro do Urubu, o Quilombo de Cordoaria, a Aldeia Hippie, dentre tantos outros locais que, inclusive, vão além das praias dos nossos 42 quilômetros de costa. Tudo isso através de um desenvolvimento sustentável, em que o respeito ao meio ambiente deve ser prioridade”, acrescentou.

Logo em seguida, a secretária municipal de Turismo, Cristiane Bacelar, pontuou os danos causados pela pandemia ao setor. “A pandemia foi um grande desafio que trouxe prejuízos incalculáveis para o setor. Nós temos que trabalhar para um futuro ainda incerto, mas que precisa ser pensado, planejado e fomentado”, destacou. Apesar dos percalços enfrentados, ela se mostrou otimista em relação ao futuro. “Eu não tenho dúvida que Camaçari será uma cidade baseada na atividade turística em breve. E digo isso porque estamos trabalhando para isso, com esse foco. Estamos realizando um trabalho transversal, incluindo outras secretarias e órgãos, pensando em mobilidade, trânsito, aspectos sociais, dentre outros”, garantiu.

Em sua fala, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Bahia, Ângela Carvalho, destacou o turismo como ferramenta transformadora de uma sociedade. “Precisamos entender o turismo como uma das quatro atividades econômicas mais importantes do mundo, que movimenta mais de 50 outras atividades, como setor de aviação, hoteleiro, bares e restaurantes, dentre outros”, citou. Na mesma linha, o presidente da Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade da Bahia, Silvio Pessoa, citou alguns números importantes. “O turismo é responsável por 8% do nosso PIB. Somos quase um milhão de empregados direta e indiretamente nesse setor. Isso nos mostra a importância dessa atividade econômica que vem sofrendo muito com as consequências da pandemia. Precisamos retomar os investimentos e o planejamento para que o setor continue pulsando”, complementou.

A subsecretária de Turismo, Lúcia Bichara, reforçou a opinião de que Camaçari tem muito a oferecer em termos de roteiro turístico. Ela citou o turismo de mergulho como um exemplo, por conta de muitas embarcações que foram naufragadas na costa. “Podemos ser um grande operador do turismo no mundo. Temos potencial cultural e precisamos fortalecer e divulgar isso. Turismo gera emprego, renda, garante qualidade de vida para as pessoas, promove a formação profissional dos cidadãos e nos coloca como um destino de viagem. Estamos construindo projetos que podem contribuir para a transformação na nossa cidade”, afirmou.

O público participou da discussão enviando questionamentos sobre o tema através do número de WhatsApp disponibilizado pela Câmara e também com a participação presencial. Entre as questões levantadas estavam algumas feitas por Rivelino Martins, integrante do grupo Guardiões do Cacimbão, em Arembepe. Ele pontuou a necessidade de obras de esgotamento sanitário na região para preservar e recuperar o Rio Capivara, pediu a construção de um mirante e de um memorial em Arembepe, além de solicitar que sejam realizadas ações de combate às invasões e aos paredões que têm acontecido com frequência na região.

Também fizeram uso da palavra Chico’s Tour, representando o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar; a coordenadora da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio Bahia, Avani Duran; o secretário municipal de Relações Institucionais, José Matos; o subsecretário de Educação, Adalto Santos; Leonardo Pimenta, gerente da agência do Banco do Nordeste em Camaçari; o representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Luís Cláudio Mendonça; a presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo, Heloísa Braga; dentre outros representantes de entidades ligados ao tema.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV