Imagem da notícias

Lauro de Freitas é 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública - LFTV

22 de outubro de 2021

A iniciativa foi pensada para incentivar a melhoria da realidade dos municípios do Brasil.

O trabalho realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas rendeu à gestão o primeiro lugar no Prêmio BAND Cidades Excelentes no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entregue na noite desta quarta-feira (20) em solenidade na sede da TV Bandeirantes.

O projeto foi formatado pela emissora em parceria com o Instituto Áquila para identificar com rigor técnico e premiar boas práticas de gestores municipais de todo o país. De acordo com o presidente nacional do Grupo Bandeirantes, João Saad, a premiação é o Oscar da gestão pública. O projeto avalia a gestão em cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

“Convidamos o Instituto Aquila para fazer o Oscar da gestão pública. Há treze estamos formatando o projeto, parametrizando as informações para compararmos os serviços feitos em cidades de diferentes tamanhos. Deste trabalho saíram 40 indicadores de gestão pública. Este é primeiro ano em que vamos reconhecer os melhores prefeitos e prefeitas de todo o Brasil e depois vamos fazer uma final em Brasília para chegarmos aos melhores dos melhores”, explicou João Saad.

Durante a premiação, a prefeita Moema Gramacho destacou o trabalho realizado em Lauro de Freitas, como o Programa Cidade Solidária e Sustentável, voltado ao desenvolvimento do município durante e pós-pandemia. O programa reúne mais de 16 ações para a geração de emprego e renda e fortalecimento do comércio local, entre outras. A prefeita destacou ainda a importância do trabalho de gestores de todo o país no enfrentamento à pandemia, um esforço conjunto para salvar vidas.

“Fico muito feliz com o reconhecimento do nosso trabalho por meio do Prêmio Band Cidades Excelentes. Parabenizo todos os prefeitos e prefeitas do Brasil que nesta pandemia têm se esforçado para salvar vidas e à BAND pela forma isenta como realizou este prêmio, com base em dados e pesquisas sérias. Este é um grande estímulo para buscarmos fazer cada vez melhor. Agradeço ao povo de Lauro de Freitas, a todos os nossos secretários e demais servidores da Prefeitura. Esse prêmio é de todos”, declarou a prefeita.

Na categoria vencida por Lauro de Freitas, foram considerados indicadores como PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, número de jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio e superior, porcentagem de pobres entre os habitantes, população economicamente ativa empregada e taxa de mortes no trânsito. Todos os municípios da Bahia com população superior a 100 mil habitantes concorreram.

Mesmo diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, Lauro de Freitas tem apresentado balanço positivo em diversas áreas, a exemplo da geração de postos de trabalho. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município apresentou excelente desempenho, ocupando o primeiro lugar na RMS na geração de empregos formais no primeiro semestre e já abriu o segundo semestre deste ano com saldo positivo.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV