Lauro de Freitas: ‘Dia Rosa’ alerta para a prevenção do câncer de mama

O ‘Dia Rosa’ levou conhecimento e evidenciou a importância da realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Quem emocionou e alertou as mulheres sobre a importância de realizar consultas de rotina e aprender a realizar o autoexame foi a prefeita Moema Gramacho, ao relatar o processo de descoberta de um câncer de mama em 2008. “Venho aqui falar para vocês sobre como uma mamografia pode salvar vidas. O câncer de mama pode assustar, mas uma vez detectado precocemente, não precisa desespero, pois tem cura. Eu sou prova viva disso. Portanto, quero que mais e mais mulheres tenham todas as condições de se curar, como eu tive”, afirmou. 

Em sua fala, a gestora também reforçou a importância dos equipamentos públicos no processo de descoberta e tratamento da doença. “Em Lauro de Freitas, temos um mamógrafo e a Bahia tem o Hospital da Mulher. Ou seja, hoje em dia temos condições concretas de fazer com que nossas mulheres possam se tratar com a antecedência necessária”.  

A fala despertou a dona de casa Maria das Neves, 52, a cuidar do próprio corpo. Ela contou que as consultas e exames preventivos nunca foram a sua prioridade, mas diante do relato da prefeita Moema Gramacho, ela pretende, a partir de agora, dar uma atenção melhor à saúde. “Eu fiquei emocionada e feliz com a história dela. É inspirador ver que ela passou por tudo isso e hoje em dia está aqui viva e com saúde para alertar outras mulheres”, contou.  

O vice-prefeito Vidigal Cafezeiro dedicou mais de 30 anos da sua vida para tratar da saúde feminina. Médico ginecologista, ele pontuou que ir ao médico e fazer exames de rotina é tão importante quanto as mulheres aprenderem a se tocar para realizar o autoexame. “Basta utilizar as mãos para apalpar e identificar se existe alguma anormalidade”. 

Ele também explicou que é importante ficar atenta aos sinais e fatores de risco da doença. O uso de bebidas alcoólicas, de fumo, anticoncepcionais, menstruação muito cedo e obesidade são alguns deles.  

A titular da SPM, Juçara Neves, comentou que realizações como essas ajudam a conscientizar o público feminino e tratar a saúde como prioridade. “Entendemos que ao promover ações como o ‘Dia Rosa’, as mulheres colocam os assuntos de saúde em dia e avançam nos seus projetos. Existem muitas mulheres que ficam muitos anos sem ir ao ginecologista e sem fazer os exames de rotina e o nosso papel enquanto gestão é levar informação e alertar as mulheres”.  

Juçara comentou ainda que a pasta dispõe de uma vasta programação referente ao Outubro Rosa no município com palestras de prevenção em unidades educacionais públicas e privadas, lives e a Feira de Saúde da Mulher, a ser realizada na próxima terça-feira, 26, na Praça da Matriz, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), que vai ofertar gratuitamente exame preventivo de colo de útero, glicemia capilar, verificação de pressão arterial, palestras sobre câncer de mama, vagas para consultas com ginecologista e mastologista, encaminhamento para mamografia e mais ações voltadas ao público feminino. 

Também participaram das ações do ‘Dia Rosa’, a tenente Luana Queiroz, responsável pela Ronda Marinha da Penha no município, Karina Vargas, da Uninassau, e a enfermeira da SPM, Carla Céu, que transmitiu ao público ensinamentos relativos ao autoexame.  

Outubro Rosa 

É uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram