Imagem da notícias

Baianos conquistam 53 medalhas em competições nacionais neste final de semana - LFTV

6 de dezembro de 2021

Distritito Federal e Paraná foram palcos das conquistas baianas nas modalidades de canoagem e triatlho

Os canoístas baianos fizeram história mais uma vez e conquistaram 44 medalhas e o 16º título de campeões brasileiros, por equipe, em Cascavel-PR, no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de dezembro. Já os triatletas conquistaram nove medalhas, no Super Campeonato Brasileiro de Triathlon, que aconteceu em Brasília, também no último final de semana. 

Canoagem – A Associação de Canoagem de Itacaré – ACI conquistou seu 9º título Brasileiro por equipe consecutivamente, obtendo neste ano 557 pontos. Além disso, teve dobradinha baiana na classificação geral, com a Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba – ACC, que conseguiu o vice-campeonato, somando 455 pontos. Em terceiro, com 247 pontos, ficou Canoagem de Curitiba  – CRC. Além destas associações, a Bahia também contou com a participação das delegações dos municípios de Maraú e Ubatã.  

A Bahia fez ouro e prata na classificação geral e ainda dominou muitos pódios na competição, em oito categorias (C1 menor masculino, C1 cadete masculino , C2 menor masculino, C2 cadete masculino, C2 sênior masculino, Mini C1 infantil masculino, C2 junior feminino, C4 sênior masculino), todos os medalhistas foram baianos. 

Apoio – A Superintendência dos desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), cedeu transporte de ida e volta para toda a delegação baiana para Cascavel-PR. 

“A canoagem é motivo de muito orgulho para nós, pois a Bahia já revelou inúmeros talentos para o mundo. As medalhas em mais um Brasileiro são duplamente importantes, pois foi conquistada por atletas de uma delegação que, em sua maioria, é oriunda do projeto social Remando no Litoral Sul, apoiado pela Sudesb. Com esta performance, temos a comprovação de que os investimentos feitos pelo Governo do Estado, inclusive com construção de centros de canoagem, estão dando resultados, levando o nome baiano no lugar mais alto”, disse Vicente Neto, diretor-geral da autarquia. 

Triathlon  – A Bahia conquistou nove medalhas no Super Campeonato Brasileiro de Triathlon, duas na categoria profissional, com David Lucas – campeão brasileiro elite, e Bruno Vieira, terceiro colocado, também elite, e sete em categorias amadoras, tendo Manoela Amaral campeã brasileira geral, Flavia Valente, campeã brasileira, categoria 35 a 39 anos; Henrique Pedroso e Cleber Castro, campeões brasileiros, respectivamente, nas categorias 25-29 e 45-49 anos. 

No vice-campeão brasileiro (35-39 anos), ficou Matheus Froes, em terceiro, paratriatlhon, Marcelo Collet, e Dynalmo Souza, também em terceiro, categoria (30 a 34 anos).  

FazAtleta – Marcela Amaral, campeã brasileira e Bruno Vieira, terceiro lugar na categoria elite são contemplados pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico – FazAtleta, de gestão do Governo do Estado.

No mês passado, a autarquia apoiou o Aquathlon Brasil, em Imbassaí, que levou 220 atletas. “Participamos do Campeonato Brasileiro, a Bahia fez diversos pódios, eu, inclusive, fui campeão brasileiro amador, na categoria de 45 a 49 anos, e essas conquistas já são resultado de todo cuidado e parceria que aumenta cada vez mais do Governo do Estado, através da Sudesb,” disse, Cleber Castro, presidente da Federação Bahia de Triatlonh.  

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV