Imagem da notícias

Parceria entre Sudesb, UFBA e Federação de Atletismo possibilitará reforma do Centro Esportivo de Ondina - LFTV

7 de dezembro de 2021

A celebração da assinatura desse acordo aconteceu em reunião virtual realizada na última semana

Com a afirmação da ação, o vice-reitor Paulo Miguez entende que “o Estado, a Federação Baiana de Atletismo e o mundo dos esportes reconhecem a importância que essa casa [a UFBA] tem. Pois, num momento em que sofremos vários ataques, a melhor resistência é avançando e celebrando parcerias como essa”. 

Nesse sentido, “o termo de cooperação tem uma simbologia grande, devido à importância da construção e revisão de equipamentos de esporte e lazer, com a instalação da pista de atletismo, totalmente custeada pelo Governo do Estado da Bahia”, disse o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. “A parceria com o esporte universitário é importante para deixar um legado de incentivo e promoção ao esporte, neste momento em que as universidades enfrentam um estrangulamento financeiro”, acrescentou o secretário Davidson Magalhães. 

Além de beneficiar a comunidade universitária, “este convênio é muito importante para o esporte baiano, em particular os praticantes de atletismo em Salvador, pois ganharemos um equipamento de primeiro padrão, que é inexistente em nossa cidade, no momento”, afirmou o chefe do CEE – que faz parte da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) – e coordenador do projeto, Mario Sergio Nascimento Silva. Por isso, o representante da FBA, Paulo Quadros, declarou que o acordo é motivo de “muito orgulho”. 

Junto com a implementação de um novo piso sintético emborrachado e a construção de vestiários, haverá também a colocação de outros equipamentos para a prática de atletismo, como plataforma para lançamento de dardo, martelo, peso e disco, pista e caixa de salto à distância, acrescentou o responsável pelo CEE.  

Além de servir para auxiliar na capacitação dos futuros profissionais de educação física em formação na universidade, o acordo técnico define que o objetivo da parceria para a reforma do CEE “é o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a difusão da importância das práticas corporais/esporte para a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida e da saúde, no âmbito das funções institucionais e acadêmico da UFBA que constituem a contrapartida da reforma da pista de atletismo do Complexo Esportivo da UFBA”. 

Atividades em contrapartida 

Pelo investimento que será realizado pelo Governo do Estado, o acordo prevê uma contrapartida da Universidade, além da formação de futuros profissionais de educação física. Caberá à Sudesb, em parceria com a UFBA, a execução de projetos educacionais, paradesportivo, culturais e de lazer, voltados para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. 

Além da comunidade interna da UFBA, devem ser beneficiadas algumas comunidades adjacentes ao entorno da Universidade, como Calabar, Alto das Pombas e São Lázaro. As ações serão coordenadas e desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Proae, que ficará responsável pela criação de escolas de iniciação esportivas em oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, vôlei, handebol, futvôlei e vôlei de praia. 

O convênio também permitirá a implantação de projetos e programas que terão o Centro Esportivo como campo de pesquisa, envolvendo estudantes do curso de educação física. Grupos do esporte universitário utilizarão as dependências do CEE para realizar e desenvolver os treinamentos das equipes que representam a UFBA em competições locais, regionais e nacionais, todas elas acompanhadas pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Proae. 

O CEE da UFBA está localizado na Avenida Oceânica, em Ondina, Salvador, e foi construído no final da década de 1970, com o objetivo de servir como espaço para a aplicação da legislação que, em 1971, tornou a educação física disciplina obrigatória nos três níveis de ensino. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV