Imagem da notícias

Em indicação na ALBA, deputada Maria Del Carmen propõe nome de Duzinho Nery para o Cine Teatro de Lauro de Freitas - LFTV

5 de janeiro de 2022

A indicação da deputada atende pedido da prefeita de Lauro, Moema Gramacho. O produtor cultural e ator, morreu na última quarta-feira (29) em decorrência de um linfoma.

A deputada estadual Maria Del Carmen (PT) propôs, em indicação na Assembleia Legislativa da Bahia, que o Cine Teatro de Lauro de Freitas, de propriedade do Governo do Estado da Bahia, passe a ser denominado Cine Teatro “Duzinho Nery”, em homenagem a Nivaldo Santos Nery Filho, Rei Momo de Salvador (2016) e Lauro de Freitas (2018).

Duzinho deixa um vasto legado artístico-cultural. Criou o Festival Ipitanga de Teatro (FIT) e o espetáculo A Paixão de Cristo apresentado a céu aberto, publicou livros e escreveu poesias. Sua trajetória e militância na área cultural marcaram gerações na cidade e inspiraram talentos.

De acordo com o texto da indicação, a homenagem se justifica pelos feitos realizados por Duzinho desde sua adolescência que fortaleceram a cultura local. “A cidade de Lauro de Freitas se sentirá honrada com o nome deste artista no Cine Teatro do município. A homenagem é justa por se tratar de uma figura que se notabilizou no cenário tanto da capital quanto de Lauro e sua memória para sempre estará presente”, diz a publicação.

Duzinho atuou como subsecretário municipal de Cultura entre os anos de 2013 a 2016, foi mentor da Cia. Távola de Teatro. Ele também era militante da causa LGBTQIA+, o que o fez ser candidato a vereador no começo dos anos 2000.

O Cine Teatro de Lauro de Freitas foi criado através do Decreto Estadual de nº 29.893 de 22 de setembro de 1983. Em 2010 passou por uma grande reforma, inaugurada com a apresentação do Festival Nacional Ipitanga de Teatro (FIT), criado por Duzinho, com uma programação de 20 espetáculos que abriram o palco ao talento de dezenas de artistas da cidade.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV