Imagem da notícias

Prefeita entrega novas instalações do PA Nelson Barros e Policlínica Carlos Bastos. Atendimento nas unidades foi ativado logo após inauguração - LFTV

24 de janeiro de 2022

Os serviços das unidades, referenciadas pela atenção especializada municipal, foram ativados logo após os equipamentos serem entregues pela prefeita, Moema Gramacho em cerimônia com a presença de autoridades – secretários, vereadores, deputados e líderes religiosos.

As novas instalações do Pronto Atendimento Nelson Barros (PA) e da Policlínica Professor Carlos Bastos receberam, nesta sexta-feira (21), os primeiros pacientes que buscaram atendimento em urgência, emergência e especialidades médicas. Os equipamentos passaram a funcionar no Ambulatório de Medicina da Unime, localizado na Avenida Luiz Tarquínio, em Lauro de Freitas, a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e a faculdade.

Com uma estrutura moderna e todos os ambientes climatizados, o novo complexo de saúde foi organizado de forma estratégica entre a Sesa e Unime para atender os pacientes tanto da Policlínica quanto do PA, só que de maneira distinta, evitando assim a contaminação por outras doenças.

Nos corredores que abrigam a estrutura destinada ao PA Nelson Barros, estão organizados os setores com sala vermelha, sala de medicação, farmácia, leitos de internação separados em femininos, masculinos, pediátrico e mais cinco consultórios de emergência odontológica.

No novo local, os atendimentos mensais do PA devem passar de 6.500 para 8 mil. “Na nova estrutura do PA Nelson Barros os atendimentos em emergência serão ampliados em mais de 40%. A unidade continuará funcionando em plantões de 24 horas durante todos os dias da semana. Além disso, duas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra básico, estarão a postos para qualquer eventualidade”, informou Moema.

Já na ala reservada para a Policlínica Professor Carlos Bastos, os consultórios oferecem atendimento com médicos infectologista, psiquiatra, cardiologista, cirurgião pediátrico, obstetra, enfermeira preventivo, nefrologista, proctologista, homeopata, endocrinologista, hematologista adulto e pediátrico, além de pediatra e ortopedista. “Esse momento é um marco para a saúde da população de nossa cidade. Com esse novo equipamento nós aumentamos as ofertas de serviços e com qualidade de atendimento”, declarou o secretário da Sesa, Augusto César Pereira.

A diretora da Unime, Odilia Moliterni, conta que “tudo foi preparado com muito cuidado e dedicação durante meses. Fizemos um trabalho de planejamento visando contribuir com essa integração e construir uma saúde ainda mais forte”. Para o coordenador de Medicina da Unime, professor Paulo Benigno, o intuito principal é oferecer à população um serviço de alta qualidade. “É um momento histórico para nós que formamos aqui profissionais e cuidamos de gente”, falou.

Primeiros pacientes elogiam estrutura

Aguardando sua vez para ser atendido pelos médicos de PA Nelson Barros, os primos Luís e Paulo Mendes elogiaram a estrutura do equipamento. “É muito confortável esperar nessa recepção, com ar condicionado, cadeiras acolchoadas e um atendimento humanizado de excelência”, declarou Luís.  

“O atendimento é muito bom. Já recebi bastante atenção da equipe, desde a recepção até o atendimento médico. Só tenho elogios pelo cuidado de todos”, a declaração é da dona de casa Ana Roberta, que veio à unidade sentindo fortes dores nas articulações.

A coordenadora PA Nelson Barros, Jandnir Campos, explica que a unidade oferecerá em suporte diagnóstico todos os exames laboratoriais e eletrocardiograma via telemedicina. “Ainda teremos a possibilidade de que os pacientes recebam atendimentos especializados no momento da emergência, ou seja, o paciente terá a facilidade de passar por uma avaliação diante da interface com a Policlínica e o PA. Tudo isso facilita para um diagnóstico mais rápido e preciso”, explicou.

Prédios antigos terão outros serviços

A prefeita informou que os prédios onde os equipamentos funcionavam anteriormente – Nelson Barros e Policlínica Carlos Bastos – serão destinados a outros serviços.

“No antigo Nelson Barros os atendimentos da Atenção Básica serão ampliados com a instalação de duas equipes de Saúde da Família e a implantação de um Centro de Saúde do Trabalhador para orientar e prevenir problemas de saúde relacionados a ocupação laboral”, explicou Moema, informando ainda que a unidade será equipada com recursos frutos de emendas parlamentares, destinadas por ela durante seu mandato no legislativo federal. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV