Imagem da notícias

Camaçari: 1ª edição dos Jogos da Inclusão abre campeonato Norte-Nordeste de maio - LFTV

11 de abril de 2022

iniciativa realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Os moradores do bairro Phoc I aproveitaram a noite deste sábado (9/4) para prestigiarem um importante evento esportivo de inclusão e valorização de atletas com deficiência. Na Praça Álvaro Simas aconteceu a 1ª edição dos Jogos da Inclusão, iniciativa realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).


Quatro times, formados por surdos e amputados, com faixa de idade entre 16 e 34 anos, disputaram duas partidas de futebol society (Fut7). Os torneios de hoje marcam a abertura do Campeonato Norte-Nordeste de Amputados, que acontece em maio deste ano, quando Camaçari e Salvador irão sediar os jogos da competição. O secretário da Sejuv, Jorge Curvelo, informou que “este é o início de várias etapas, e daremos seguimento com outras modalidades esportivas”.


A técnica das equipes e subsecretária da pasta de Esporte, Lazer e Juventude, Dilma Mendes, descreve o acolhimento que os atletas recebem da gestão municipal como “pioneirismo”. Dilma falou da alegria de participar deste momento e comemorou, “é a primeira vez que a gente tem uma gestão preocupada com o esporte inclusivo. Para mim, que trabalho com esse público há tantos anos, poder ver isto acontecendo, é muito gratificante”.


“O objetivo da gestão é dar a estes atletas oportunidade se envolverem, e se desenvolverem”, explicou o coordenador de Juventude da Sejuv, Rafael Santos, que citou a Gerência de Esporte Inclusivo como órgão da Sejuv, “que é a porta de entrada da pessoa com deficiência, que deseja praticar atividade física”.


Priscila Garcez, de 26 anos, é uma das duas mulheres amputadas que participaram das partidas de hoje. Ela, que é moradora de Salvador, mas treina com Dilma há muito tempo, falou do prazer que tem em jogar futebol e, para as mulheres que, por conta de alguma deficiência, perderam a alegria de viver, mandou um recado, “se Deus te deu uma vida, aproveite, mesmo se você só tiver uma perna ou um braço. Seja ativa. Viva fazendo o que gosta e será feliz”.


Na ocasião, o secretário Jorge Curvelo elogiou a infraestrutura do local, que passou por uma grande revitalização no ano passado, e sobre os jogos de hoje serem realizados na praça do Phoc I, explicou que “esta é uma determinação do nosso prefeito Elinaldo, que quer levar esporte e lazer para todas as comunidades”.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV