Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Agricultores participam de oficina ‘Comida de Verdade’ - LFTV

25 de maio de 2022

A atividade foi realizada no auditório do Centro de Referência de Segurança Alimentar (CRESAN).

Na manhã desta terça-feira (24), os agricultores do município de Lauro de Freitas tiveram acesso a novas técnicas para a preparação de comida caseira, sem a utilização de produtos industrializados. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Departamento de Segurança Alimentar e o Departamento de Agricultura, ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). A atividade foi realizada no auditório do Centro de Referência de Segurança Alimentar (CRESAN).

Durante a oficina, foram ensinadas algumas receitas com a biomassa de banana verde. A nutricionista Hana Santos Vieira explica que a banana, antes de amadurecer, é rica em amido resistente, funcionando como uma excelente fibra para dar mais saciedade. “Trouxemos algumas receitas com biomassa, por ser um alimento poderoso.  A banana verde ajuda a controlar a glicemia e reduzir o colesterol.  Quem cuida do intestino, cuida da saúde. Os agricultores são muito valiosos para todos nós, pois entendem muito sobre alimentos. A nossa ideia é aprender com eles e também ensinar”, disse.

Dona Zorilda Pereira, 69 anos, trabalha com agricultura há mais de 30 anos. Ela fez questão de participar da produção do escondidinho funcional e fazer a decoração. “Gostei, amei.  Hoje está sendo uma oportunidade para eu aprender mais ainda. Nunca imaginei que um escondidinho com banana verde poderia ficar tão bonito e saboroso. Vou colocar em prática tudo que aprendi aqui. Todas as oficinas que tiverem, eu vou participar”, comentou. 

Os agricultores são vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também participam da Feira de Agricultura Familiar, realizada todas as sextas, no centro da cidade. A ideia da SEMDESC é fortalecer e incentivar a alimentação saudável junto à população, através de programas e oficinas mensais. “A intenção é sempre interagir com os agricultores e mostrar o quanto eles são importantes para a sociedade. Queremos que eles se sintam acolhidos, participando desses eventos fundamentais para a troca de conhecimento”, relatou Valmary Lima, responsável pelo Departamento de Agricultura (DAAF).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV