Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Parque São Paulo atende 120 crianças e jovens - LFTV

31 de maio de 2022

A entrega do equipamento, que atende a 120 crianças e adolescentes, foi realizada por autoridades da Prefeitura de Lauro de Freitas e vereadores.

Poesia e música marcaram a inauguração da nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Núcleo Parque São Paulo – (SCFV), nesta segunda-feira (30). A entrega do equipamento, que atende a 120 crianças e adolescentes, foi realizada por autoridades da Prefeitura de Lauro de Freitas e vereadores. A estrutura da nova casa, situada na Rua São Francisco de Assis, no Parque São Paulo, conta com salas climatizadas, iluminação e mobiliário. 

O SCFV Parque São Paulo, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinga II, integra o conjunto de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A equipe multidisciplinar que trabalha no equipamento é composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores sociais e facilitadores das oficinas artísticas e culturais. O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Como afirma a prefeita Moema Gramacho, o espaço inaugurado é novo, mas o trabalho já existe. “É uma alegria poder ver dos miudinhos aos grandinhos, todos sincronizados na apresentação musical.  Este serviço do núcleo integra educação e social, e faz com que cada jovem se sinta acolhido e aflore seus talentos. Aqui é um espaço de orientação, de atividades e interação com a família, uma célula importante da sociedade. Trabalhamos no fortalecimento de vínculos e para que esses jovens tenham presente e futuro”, disse.

O município de Lauro de Freitas conta, atualmente, com sete núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligados aos CRAS Itinga II, Itinga I (PEC 3000), Portão, Centro e Areia Branca. Para integrar a um dos SCFV, o solicitante deve residir na área de abrangência de um dos CRAS de referência. Interessados podem entrar em contato e tirar dúvidas através do telefone 3365-5626. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Tito Coelho, mais de 400 crianças e adolescentes são atendidos pelos núcleos. “Mudamos o núcleo para esta nova sede para atender melhor às nossas crianças. Mas já sabemos que a procura está grande e temos até lista de espera. O espaço era para comportar 100 pessoas e com a alta demanda já estamos com 120, demos um jeito de acolher mais jovens. A nossa ideia é que este serviço seja ainda mais ampliado. Por isso, ainda vamos abrir dois novos núcleos, um no Dona Lindú e o outro no Caji”, ressaltou. 

Nos serviços de convivência, os jovens participam de oficinas de expressão corporal, teatro, dança, esporte e música. Jonatas Barbosa, 14 anos, conta que no núcleo Parque São Paulo a diversão é garantida. “Brincamos muito, temos ensaios e fazemos apresentações. Eu gosto daqui porque tem meus amigos que são da escola também”, destacou Jonatas em meio as crianças que se apresentaram no ato de inauguração. 

Para a mãe do garoto, Maria das Graças, a nova estrutura está aprovada. “O serviço é bom porque as crianças ocupam a mente, se comunicam e se vinculam com as outras. A orientadora também dá muitos conselhos e ajudam eles em várias questões, ela explica, por exemplo, o que é bullying, que não deve praticar. Meu filho participa do núcleo há mais de dois anos e minha filha, Ana Vitória, entrou tem um ano”, relatou. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV