Bahia: Sudesb promove oficina, gratuita, sobre gestão e manutenção de gramados esportivos

Engenheiros agrônomos renomados da Bahia e do Brasil, especialistas do assunto gestão e manutenção de gramados, são os palestrantes da oficina que a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), promove, no dia 14 de julho, das 9h às 17h.  

As orientações técnicas serão dadas a gestores municipais onde a Sudesb construiu ou está construindo campos de futebol com grama natural ou sintética. O encontro, com participação gratuita, ocorrerá no foyer da Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu.  

Dentre os palestrantes, o engenheiro agrônomo Pedro Norberto, da Green Gramados, que vai abordar desde a preparação do campo a práticas em manutenção de gramado. O engenheiro irá apresentar métodos para preparar o campo para as partidas, como nivelamento, drenagem, calagem e adubação de fundação, além de orientações como formas de cortar, adubar e prevenir pragas e doenças. 

A equipe de palestrantes terá ainda a presença do engenheiro Ricardo Silva, da empresa Greenleaf, empresa que executou projetos de campos de futebol que sediaram a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Na sua palestra, Ricardo irá falar sobre métodos construtivos de gramados esportivos. A lista de palestrantes segue com André Beltrão, da RainBird, que irá orientar sobre técnicas de irrigação para gramas naturais. Tem, ainda, Rodrigo Santos, da Itograss, que irá tratar sobre variedades e formatos de plantios.  

O objetivo da Sudesb com essa oficina é reunir gestores municipais para que o aprendizado compartilhado contribua para que estejam aptos a gerir e manter os gramados esportivos do estado da Bahia, garantindo sempre a qualidade e a durabilidade dos campos de futebol. 

A inscrição para oficina é totalmente gratuita, com direito a certificado ao final, e pode ser feita por meio do link https://bit.ly/3ns4Ozl

Serviço: 

O quê: Oficina de Gestão e Manutenção para Gramados Esportivos. 

Quando: 14/07 (quinta-feira), das 9h às 17h 

Onde: Foyer da Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu
             Rua dos Rádioamadores, 159-357 – Pituaçu /Salvador – Bahia 

Programação: 

  • 9h – Abertura  
  • 10h às 11h – Preparação do Campo – nivelamento, drenagem, calagem, adução de fundação (engenheiro agrônomo Pedro Norberto);  
  • 11h às 12h – Métodos Construtivos de Gramados Esportivos (engenheiro agrônomo Ricardo da Silva);  
  • 12h às 13h30 Almoço;  
  • 13h35 às 14h30 – Irrigação (engenheiro agrônomo André Beltrão);  
  • 14h35 às 15h30 – Variedades e Formatos de Plantio (engenheiro agrônomo Rodrigo Santos);  
  • 15h35 às 16h30 – Práticas em Manutenção de Gramados / cortes, pragas, doenças, adubação (engenheiro agrônomo Pedro Norberto); 
  • 17h – Entrega de certificados e encerramento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram