Imagem da notícias

Saúde: Trabalho de urologista baiano sugere superioridade da cirurgia robótica da próstata na preservação da função erétil - LFTV

5 de julho de 2022

Pesquisa foi apresentada em congresso da sociedade internacional de Cirurgia Robótica nos EUA

O urologista Nilo Jorge Leão, coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) e chefe do serviço de urologia do Hospital Mater Dei e Municipal, esteve em Amsterdam, na Holanda, de 1º a 4 de julho, para participar do Congresso Europeu de Urologia, um dos maiores eventos internacionais da especialidade, onde serão apresentadas novas plataformas robóticas, com destaque para o Robô Hugo (Medtronic) que, em breve, chegará ao Brasil para concorrer com o consagrado Da Vinci (Strattner). Por esta razão, ele não participou presencialmente do Encontro Anual da Sociedade de Cirurgia Robótica 2022, que aconteceu em Orlando, na Flórida, nos dias 01  a 03 de julho. Apesar disso, dois relevantes trabalhos de autoria do doutor Nilo Jorge foram apresentados nos EUA. Um deles demonstra a superioridade da cirurgia robótica no que diz respeito à preservação da função erétil nos pacientes submetidos à cirurgia de remoção da próstata (prostatectomia) auxiliada por robô.

A pesquisa, que também tem outros autores urologistas baianos como Dr Alexandre Ziomkowsky, WEndel Kruchevisky, João Estrela e Leonardo Calazans , compara 150 prostatectomias robóticas e 150 prostatectomias videolaparoscópicas para tratamento do câncer de próstata, avalia duas técnicas cirúrgicas realizadas pelo mesmo cirurgião, já que as cirurgias analisadas foram realizadas por Dr Nilo Jorge em Salvador entre 2019 e 2020. “Se, por um lado, o estudo demonstra que a preservação da função erétil após a retirada do tumor é superior na cirurgia robótica, por outro revela que a baixa incidência de complicações e a boa recuperação do controle urinário do paciente assemelham-se nas duas modalidades cirúrgicas”, explicou o autor dos trabalhos. O urologista de São Paulo , Dr Diego Capibaribe, integrante das equipes de urologia da Beneficência Portuguesa e do Hospital São Camilo de São Paulo, parceiro do IBCR e colaborador na pesquisa, é quem vai apresentar os artigos do colega Nilo Jorge Leão   presencialmente nos EUA. O outro artigo aborda a remoção de um tumor raro realizada no Hospital Santa Izabel no início deste ano, cujo uso do robô tornou a cirurgia possível preservando o rim que estava completamente envolvido pelo tunor Linfangioleiomioma.

Dr. Nilo Jorge Leão é urologista habilitado em cirurgia robótica, sendo um dos pioneiros desta prática na Bahia, tendo sido o primeiro cirurgião a realizar uma cirurgia robótica pediátrica no Estado. É coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica, coordena o Núcleo de Uro-Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce, chefia o serviço de Urologia do Hospital Mater Dei Salvador e o Serviço de Urologia do Hospital Municipal de Salvador e é sócio do grupo Uroclínica da Bahia.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV