Imagem da notícias

Camaçari: 525 alunos participam de formatura promovida pelo Proerd - LFTV

25 de julho de 2022

Com objetivo de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes, e na perspectiva de que este público evite situações que tragam riscos à segurança, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) promoveu na tarde desta sexta-feira (22/7), a solenidade de formatura da turma 2022.1. Executado pela Polícia Militar, o evento aconteceu no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, e formou 17 turmas de cinco escolas da rede pública municipal, todas localizadas na Costa de Camaçari, totalizando 525 formandos.

A cerimônia lotou o auditório, momento em que autoridades, formandos e educadores prestigiaram a solenidade que marcou a conclusão do ciclo do programa, destinado a alunos do 5º ano das escolas municipais Giltônia Pereira de Souza, situada em Arembepe; Thomaz Camilo, em Areias; Maclina Maria da Glória, em Buris de Abrantes; e Eliza Dias de Azevedo e Fonte da Caixa, localizadas em Vila de Abrantes.

Presente na solenidade, o prefeito Elinaldo Araújo destacou que o trabalho do Proerd é de extrema importância e tem como objetivo preparar as crianças para o mundo. “É um programa que incentiva a criança a seguir o caminho do bem e ensina a ela o que é certo e o que é errado. O Proerd com certeza vai refletir no futuro dessas crianças”, finalizou o gestor do Executivo.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, as últimas certificações ocorreram em 2019, quando 1.162 alunos, de 11 escolas, sendo sete da sede e quatro da orla do município foram contempladas. Em Camaçari, o Proerd, que foi implantado em 2007, já atendeu cerca de 7 mil crianças, ao longo dos 15 anos de atuação.

O programa acontece por meio da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Na oportunidade, o comandante da unidade, Major André Presa, ressaltou a importância da participação comunitária na prevenção e repressão de atividades ligadas ao tráfico e uso de drogas, reafirmando a contribuição da polícia no papel relevante da escola e da família na formação dos jovens. “É uma parceria muito positiva que a polícia vem fazendo com as escolas e as crianças que são o nosso futuro, dando toda atenção, segurança e, acima de tudo, proteção, através do programa Proerd. A atividade que é aplicada nas escolas públicas se soma às ações que a polícia realiza com a comunidade”, disse o major ao acrescentar que “a instituição de ensino é o principal elo para que se possa ter um futuro melhor”.

Na costa, o programa tem como coordenador setorial o tenente José Raimundo Nobre; como instrutor, o sargento Ramiro da Silva; e monitor, o soldado Tiago Neves Caribé. O tenente Nobre destacou o papel desempenhado pela PM no município no combate à criminalidade, em especial o tráfico de entorpecentes, e da necessidade de envolvimento e integração de todos os segmentos comunitários no combate às drogas. “Estamos alcançando alunos do 5º ano, com faixa etária de 9 a 12 anos, com o programa de resistência às drogas que ensina as crianças a dizerem não. Para mim, estar nessa área é muito gratificante ver esse público dando respostas positivas ao programa”, explicou o tenente.

Para a gestora da Secretaria da Educação (Seduc), Neurilene Martins, trata-se de um programa que é insubstituível. “A escola precisa se fortalecer com essas parcerias que atendem à formação desses estudantes. É um tempo em que eles podem refletir e dizer não às drogas e à violência, dizer sim à cultura da paz e acreditar que eles podem ser o que quiserem ser, na relação com a cidadania, com a saúde e com o desenvolvimento”, disse.

Um dos momentos mais esperados pelos alunos foi a participação de Daren, a mascote do Proerd, que dançou, e fez a alegria dos presentes. Todos os formandos receberam a camiseta do programa e na oportunidade, de todos os participantes, cinco foram vencedores do concurso de redação, que teve como tema “Resistindo às drogas e à violência”. Os premiados com a melhor redação, representando as unidades escolares que fizeram parte do programa, foram Islana da Silva, Rafaela da Silva, Morena Laura, Arthur Guilherme de Oliveira e Maria Clara Santana, que ganharam uma bicicleta, a mascote de pelúcia e o certificado.

A estudante do Eliza Dias de Azevedo, Islana da Silva, de 12 anos, uma das ganhadoras do concurso, compartilhou sua experiência na construção da redação. “Eu fiz de tudo para participar desta edição do Proerd e estava muito preocupada em fazer uma boa redação. Eu estava com o prazo apertado e se eu não participasse do projeto eu ia ficar muito triste. Então eu me esforcei, busquei inspiração e consegui entregar o texto dentro do prazo e deu tudo certo. Hoje estou aqui com meus colegas”, disse a aluna ao esbanjar felicidade.

Também participaram da cerimônia os coordenadores Estadual e Regional do Proerd, o Coronel Eurico Silva e o Major Gabriel Freitas, respectivamente; o tenente-coronel Adilson José Santana, no comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador; a secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares; gestores da Seduc; além de outras autoridades militares.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV