Imagem da notícias

Esporte: Emily Rosa brilha na estreia do Brasil no Pan-Americano de Levantamento de Pesos e conquista três ouros - LFTV

25 de julho de 2022

O Brasil iniciou muito bem a disputa do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos. Neste domingo (24), na estreia do país na competição, na categoria para mulheres até 45kg, em Bogotá, na Colômbia, Emily Rosa foi a estrela máxima da disputa, com três medalhas de ouro: 73kg no arranco, 90kg no arremesso e 163kg no total dos dois exercícios. Todas as marcas são recordes brasileiros da categoria.

Emily tinha o maior peso de entrada no arranco, com 65 kg. Mas, logo de cara, pediu mudança para 70kg. Não decepcionou. Concluiu sorrindo o primeiro movimento, que já seria o suficiente para garantir a prata.

Depois que a norte-americana Cicely Kyle concluiu suas três tentativas, com a carga máxima de 71kg – ouro até então –, Emily voltou à plataforma. Na segunda tentativa, com 72 kg, chegou a concluir, mas os árbitros consideraram o movimento nulo. A brasileira respirou e foi buscar o título no exercício, com 73kg, concluindo com êxito e vibrando bastante. A colombiana Alejandra Gomez, completou o pódio, com 69kg.

O passo seguinte era o arremesso, onde Emily era franca favorita. Ela entrava com 85kg, cinco a mais que a segunda com maior peso de entrada. Mas se desafiou e pediu mais. Começou com 90kg, quando só havia mais duas tentativas das adversárias. Novamente, sorriso no rosto com a execução perfeita. Na segunda ida a plataforma, com 92kg, não conseguiu completar. Porém, ainda estava com a medalha de ouro assegurada, pois a norte-americana só havia chegado a 89kg.

Com a terceira tentativa frustrada da adversária, os três ouros estavam garantidos e a brasileira apostou alto, tentando quebrar o recorde pan-americano, com 97kg, mas não conseguiu. A venezuelana Rosielis Quintana, com 87kg, completou o pódio do arremesso. Na soma total, Emily fez 163kg, contra 160kg de Cicely Kyle e 155kg de Rosielis Quintana.

“Estou me sentindo muito feliz, muito realizada. Essa é uma categoria nova para mim, há três anos eu não descia para essa categoria, mas estou me sentindo muito bem. A competição foi muito boa. Tenho muito que melhorar, sempre tenho que melhorar, mas já foi uma estreia de nova categoria excelente, só tenho a agradecer todas as pessoas que me ajudaram até aqui. E agora é me preparar para as próximas”, disse a nova campeão pan-americana, que normalmente disputava na categoria até 49kg.

Medalha de Thiago Félix escapa por um quilo

Outro brasileiro a competir neste primeiro dia de competição, Thiago Félix iniciou a disputa masculina para até 61kg no arranco com 112 kg, dois a mais do que havia pedido inicialmente, concluindo o movimento de forma satisfatória. Na segunda tentativa, não finalizou o movimento com 118kg. Em uma disputa muito equilibrada por medalhas, com sete atletas buscando completar pesos parecidos na terceira tentativa, a aposta do brasileiro em 122kg (que lhe garantiria a prata) acabou não funcionando. Ele não concluiu o movimento e ficou em nono lugar.

A prova do arranco foi vencida pelo colombiano John Jairo Mendoza (122kg), seguido pelo seu compatriota Habib de la Rosa (121kg) e pelo equatoriano Victor Jesus Buenaire (120kg).

No arremesso, Thiago começou bem, executando com perfeição a tentativa de 140kg. Na segunda ida à plataforma, também concluiu o movimento, desta vez com 145kg, a exemplo de seu terceiro levantamento, com 151kg. Porém, não foi o suficiente para o pódio, com o brasileiro terminando em quarto lugar, por diferença de apenas um quilo.

O vencedor da prova foi o norte-americano Hampton Morris, com 162kg (recorde pan-americano e mundial juvenil), com o cubano Arley Calderón ficando com a prata (158kg) e o colombiano Habib de la Rosa ganhando o bronze (152kg). No total, Morris ficou com o ouro (279kg), seguido por Calderón (275kg) e Habib de la Rosa (273kg), Thiago Félix terminou em sexto, com 263kg.

O Campeonato Pan-Americano segue até a próxima sexta-feira e o Brasil ainda tem mais 11 atletas na disputa. Nesta segunda, é a vez de Nathasha Rosa e Luiza Dias, na categoria até 49kg feminino, às 14h (de Brasília), e de Letícia Laurindo, na categoria até 55kg feminino, às 19h.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV