Imagem da notícias

Esporte: Equipe de natação da Bahia viaja para campeonato norte nordeste com apoio da Sudesb - LFTV

28 de julho de 2022

Os 42 atletas baianos irão disputar quatro categorias em piscina de Aracaju 

A delegação de natação da Bahia, composta por 42 atletas mais comissão técnica, viaja para a disputa do Troféu Milton Medeiros/Campeonato Norte Nordeste de Natação, na piscina de 50 metros do Parque Aquático da Universidade Tiradentes (UNIT) de Aracaju, Sergipe. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 29, e sábado, 30, nos períodos da manhã e tarde. 

Com viajem marcada para a próxima quinta-feira, 28, a equipe da Bahia terá representantes em todas as categorias: infantil, juvenil, junior e senior. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está cedendo o transporte para a delegação participar da competição que é considerada a mais importante da região.  

A Bahia é uma das favoritas para ficar na primeira colocação geral ao final das disputas. As maiores concorrentes são as equipes de Pernambuco e Paraíba, que teve os melhores resultados gerais no último campeonato entre clubes, e os mandantes sergipanos. Essa será a primeira etapa desde a de Belém, em 2019. Um ano antes, em 2018, foi a última vez que a Bahia recebeu a competição e conquistou o título. 

Dentre os representantes baianos, Guilherme Caribé, Celine Bispo, Dan Spinola, todos estes da categoria junior, e Enzo Brandão, na categoria senior, são os nomes de destaque da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) para a competição. Eles são todos atuais campeões brasileiros de suas categorias. Guilherme, Celine e Dan também fazem parte do grupo de beneficiados pelo programa de apoio ao atleta Bolsa Esporte, da Sudesb. 

Os resultados no campeonato servem para os rankings nacionais e estaduais e, com isso, para postular bolsas dentro e fora do estado. Um dos exemplos foi Guilherme Caribé, que após bater recordes baianos absolutos de 50m e 100m, com 22,37s e 49,12s respectivamente, inclusive de Edvaldo Valério (com 22,60s e 49,60s), e conquistar titulo e recorde juvenil sul-americano em 2021, assinou com uma academia de natação americana. Além disso, a FBDA promete dar gratificações para os recordes quebrados. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV