Imagem da notícias

Esporte: Marco Túlio Gregório conquista duas pratas e um bronze nos 96kg do Pan-Americano de Levantamento de Pesos: ‘Gratificante demais’ - LFTV

29 de julho de 2022

O Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos continua sendo palco de grandes campanhas brasileiras. Nesta quinta-feira (28), Marco Túlio Gregório teve excelente desempenho nos 96kg masculino em Bogotá, na Colômbia, e saiu com mais três medalhas para o Brasil na competição: duas pratas – uma no arranco (161kg) e outra no geral (348kg) – e um bronze no arremesso (187kg).

Com os três pódios de Gregório, o país verde e amarelo chega à 12ª medalha na competição continental: três ouros de Emily Rosa nos 45kg; uma prata e dois bronzes de Nathasha Rosa nos 49kg; além de uma prata e dois bronzes nos 55kg feminino com Letícia Laurindo.

Para Marco Túlio, as medalhas têm um gosto especial. O atleta passou recentemente por um período em que sofreu com lesões que atrapalharam o seu desempenho em competições importantes, como o Campeonato Mundial Adulto 2021 e o Brasileiro Adulto 2022.

“Estas medalhas significam demais para mim. Em um momento de dor, em que eu achei que não conseguiria levantar mais pesos, conquistá-las é gratificante demais. Para mim, servirá como uma bomba de motivação para os próximos eventos e para voltar a fazer as marcas que eu fazia, tudo isso com bastante vigor, vontade e qualidade técnica”, enalteceu o atleta.

A caminhada do pesista rumo à primeira medalha foi iniciada em um arranco perfeito de 152kg. Muito tranquilo, o brasileiro voltou para a plataforma com cinco quilos a mais de carga e tornou a acertar. A essa altura da competição, o pesista do Brasil liderava a competência, já que o colombiano Andres Martinez errou a primeira tentativa de 160kg. Porém, em seu segundo intento, o anfitrião voltou para a ação e conseguiu efetuar o levantamento dos 160kg.

Com isso, o brasileiro subiu a sua pedida para 161kg para buscar o ouro. Ele acertou e jogou a pressão para o atleta da casa. Com apenas um quilo a mais na barra do que Gregório, o colombiano conseguiu a validade do último movimento e ficou com o título. A prata terminou com nosso pesista, enquanto a terceira posição foi faturada pelo peruano Amel Priou com 150kg levantados.

Para o arremesso, assim como no arranco, Marco Túlio Gregório continuou demonstrando grande tranquilidade frente à carga que tinha de levantar. Com essa segurança, ele cumpriu o primeiro desafio, que era de 182kg. Por outro lado, em sua segunda tentativa, o brasileiro foi tentar erguer 186kg, mas acabou falhando no momento do clean.

Apesar de ter falhado no intento anterior, o pesista do Brasil pediu mais um quilo de carga. E não decepcionou. Fez um movimento perfeito, garantindo assim a medalha de bronze no arremesso. O pódio foi preenchido pelo colombiano Andres Martinez (200kg) com a primeira posição e pelo mexicano José Luis Carpizo (190kg) com a segunda.

No total, o anfitrião Martinez voltou a colocar a Colômbia no lugar mais alto do pódio com 362kg erguidos. A prata foi para o nosso brasileiro que totalizou 348kg, enquanto o bronze ficou com o mexicano Carpizo, que fechou a competição com 338kg.

O país ainda tem mais uma atleta em plataforma nesta quinta-feira (28). Laura Amaro faz a sua estreia neste Pan-Americano Adulto na categoria para 81kg feminino, às 20h30 (de Brasília).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV